Home office: Como se manter produtivo trabalhando em casa

Sabemos que nem todos têm o costume de trabalhar em casa. E, em tempos de coronavírus, algumas empresas adotaram esse estilo de trabalho como uma medida preventiva para barrar o vírus. Embora o home office tenha suas vantagens, isso pode se tornar difícil para quem não tem disciplina ou até um espaço adequado. Além disso, aparecem distrações como o volume alto da TV, vizinhos fazendo barulho e crianças correndo pela casa.

Quando você sai do escritório após passar o dia todo sentado, interagindo com os colegas, ao voltar para casa sente uma sensação de trabalho “feito” e encerrado. Por outro lado, no home office, você não se sente da mesma forma e pode pensar que o dia não foi produtivo. Ou, a dificuldade aparece na hora de determinar quantas horas por dia permanecer disponível.

No entanto, a boa notícia é que existem dicas para quem quer se manter produtivo nessa rotina de trabalho remoto. Saiba mais:

Programe seu dia

Seja usando o calendário do Google ou apenas escrevendo na agenda sua lista de tarefas, definir uma programação para o seu dia de trabalho pode ajudá-lo a continuar focado. 

Faça pausas regulares. Muitas distrações são evidências de que seu cérebro precisa de uma pausa. 

Leia também: Como montar um home office calmo e relaxante

Ajuste o espaço 

Existem pesquisas que apoiam o fato de que nosso ambiente – da iluminação à temperatura e a decoração do lugar – afeta a maneira como trabalhamos. 

Existem pessoas que gostam de trabalhar ouvindo música. Portanto, se você for uma delas, tente colocar alguma música ambiente para criar um pouco do clima do escritório em sua casa. Aromaterapia também pode ser uma ótima opção, já que os óleos essenciais, além de perfumar o lugar, promovem relaxamento.

Não podemos esquecer que trabalhar de pijama é uma péssima ideia. Isso porque ao vestir a roupa que estamos acostumados a usar quando estamos em casa ou para dormir pode confundir o cérebro entre os modos “casa” e “trabalho”. Então, vista-se da forma como trabalha diariamente, seja um blazer ou uma roupa mais casual. 

Equilibre adequadamente

Se você vai fazer home office a longo prazo, é importante manter um senso de equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional. Assim, para ajudar a manter limites saudáveis, analise sua comunicação e disponibilidade.

Trabalho remoto permanente também pode exigir mudanças no estilo de vida. Sendo assim, se você tem uma família, encontre acomodações para cuidar dos seus filhos. A socialização também não deve ser esquecida, ligue para um amigo ou converse por vídeo com colegas sobre situações que estão incomodando. 

Não esqueça as plantas

Planta geralmente dá vida ao espaço. Assim, é uma maneira rápida de animar. O ideal é escolher plantas que funcionem na sua área e rotina. Se você tem medo de não se lembrar de regá-las com frequência, opte pelas suculentas ou cactos.

Leia também: Como trabalhar o dia inteiro sentado prejudica o corpo

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo