HMB: O que é, como tomar o suplemento e benefícios

O HMB (beta-hidroxi – beta-metilbutirato) é um metabólico bioativo derivado do aminoácido leucina, de tipo essencial. Ele é naturalmente produzido pelo corpo humano, mas tem sido usado como suplemento alimentar, principalmente por seu poder anticatabólico, ou seja, de prevenir que o corpo entre em estado de catabolismo (degradação dos músculos a fim de gerar energia). A creatina é outro suplemento de ação similar e tão popular quanto.

A princípio, o HMB é considerado um agente anti-catabólico (previne o catabolismo), além de beneficiar o funcionamento do metabolismo. Ele é cada vez mais usado por atletas de força e quem busca a hipertrofia, ou seja, o ganho de massa magra, pois pode render maior energia e força aos músculos. Sendo assim, pode promover maior qualidade aos treinos e por isso é recomendado suplementar o HMB antes da prática de atividades físicas, como pré-treino.

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Principais benefícios do HMB

Facilita a hipertrofia

O suplemento facilita a hipertrofia ao impedir o catabolismo, a parte do metabolismo que processo matéria orgânica adquirida a fim de obter energia para o corpo. Sendo assim, sua suplementação impede que o processo catabólico degrade os músculos para fornecer energia ao organismo.

Segundo um estudo realizado na Universidade da Flórida Central, nos Estados Unidos, sua suplementação pode facilitar a hipertrofia até mesmo em pessoas sedentárias. Ou seja, seus benefícios podem ser observados até mesmo em quem não tem a prática de atividades físicas como um hábito.

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Melhora a qualidade dos treinos

Outra maneira como o suplemento em questão facilita a hipertrofia é ao render maior qualidade aos treinos. Basicamente, a sua suplementação pode proporcionar maior força aos músculos. Essa ideia é sustentada por cientistas poloneses. Dessa forma, a recuperação posterior ao treino também tende a ser mais rápida.

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Protege a saúde cardiovascular

Não só, ele pode prevenir o acúmulo de tecido adiposo no corpo, sendo assim, dificulta o ganho de gordura corporal. Dessa forma, beneficia também a saúde cardiovascular, pois é um suplemento capaz de reduzir a presença do colesterol ruim (LDL) no corpo.

Tipos de HMB

Há dois tipos: o HMB Cálcio (HMB-Ca) e uma forma de ácido livre de HMB (HMB-FA), sendo a última possivelmente mais facilmente absorvida e retida pelo organismo, apesar de não haver comprovação científica concreta para isso.

Quanto devo suplementar?

As quantidades devem ser indicadas por um profissional da área, por isso recomenda-se procurar um nutricionista e um treinador físico que possam prescrever e acompanhar a suplementação, apesar de não haver contraindicações para seu uso.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo