Hipocondria: O que é, quais são os sintomas e tratamento

Em algum momento da vida você já sentiu medo de estar com alguma doença? Isso é tão comum quanto parece. No entanto, quando esse medo vira algo excessivo e sem controle, pode ser que você tenha algo chamado hipocondria.

A hipocondria é um transtorno na qual as pessoas acreditam que estão gravemente doentes. Os hipocondríacos têm o costume de sempre ir ao médico realizar exames. Mas mesmo após um diagnóstico de que estão saudáveis, continuam com medo excessivo de estarem doentes. Dessa maneira, pessoas com essa condição ficam preocupadas, o que consequentemente traz uma angústia constante e sintomas de ansiedade

Não existem conclusões concretas sobre porque se desenvolve a hipocondria. Entretanto, acredita-se que essa patologia pode estar relacionada a transtornos como a ansiedade, experiências negativas na infância e questões hereditárias.

Leia também: Transtorno de adaptação: O que é, sintomas e tratamento

Sintomas

  • Medo excessivo e prolongado de ter uma doença grave.
  • Achar que os menores sintomas e sensações físicas podem significar uma doença grave.
  • Procurar médicos repetidamente ou fazer exames com frequência.
  • Buscar diversos médicos que indiquem uma doença grave.
  • Checar frequentemente o corpo em busca de problemas.
  • Checar frequentemente os sinais vitais, como pulsação ou pressão arterial.
  • Pensar ter uma doença só de ler ou ouvir sobre ela.

Tratamento

A hipocondria não tem cura, mas a boa notícia é que há várias abordagens de tratamento, como a psicoterapia. Assim, um psicólogo ou profissional especialista em saúde mental irá reconhecer o que deixa o paciente ansioso e ensinar formas de lidar com isso. 

Além disso, em alguns casos mais graves, é necessário também o acompanhamento com psiquiatra e um tratamento com medicamentos.

Leia também: Hipervigilância: O que é, quais os sintomas e como lidar

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo