HIIPA: Conheça a tendência fitness semelhante ao HIIT

Quando se trata de treinar, muitos apostam no treino HIIT (treino intervalado de alta intensidade). Isso porque é uma ótima alternativa para queimar calorias rapidamente. Mas você sabia que com é possível colher os benefícios deste treino em atividades do dia a dia? Chamado de HIIPA, a nova tendência fitness veio para ficar.

O HIIPA (high intensity incidental physical activity) consiste em qualquer movimento que aumente sua frequência cardíaca, como por exemplo, subir escadas e carregar sacolas pesadas.

Dessa maneira, o HIIPA é uma atividade simples e pode ser feita em menos de 10 minutos. Breves movimentos como subir os degraus da escada três vezes ao dia, em três dias por semana pode trazer melhorias para o sistema cardiorrespiratório. Segundo estudos, quando esses movimentos são feitos regularmente podem aumentar o condicionamento físico 5% em até seis semanas.

Leia também: HIIT: Aula curta e intensa para queimar gordura

Apesar de o foco do HIIPA ser melhorar o condicionamento físico, a modalidade também proporciona um aumento na queima calórica. Portanto, se você não tem tempo para ir à academia ou simplesmente não gosta, optar por esse método pode ajudar a abandonar o sedentarismo

Leia também: Treino HIIT de baixo impacto para fazer em casa

Utilizando o HIIPA no dia a dia

Se você deseja começar a praticar o HIIPA, embora os riscos de lesões sejam baixos, é fundamental procurar um especialista antes e realizar exames médicos. Além disso, também é importante estar atento à postura. Realizar essas atividades com uma postura incorreta pode trazer dores intensas nos músculos, nas articulações e até mesmo provocar lesões.

Leia também: Triatlo indoor: Conheça a nova tendência fitness

Veja abaixo algumas dicas de como incorporar o HIIPA em sua rotina:

  • Prefira ir caminhando para os lugares: Se você mora perto dos lugares que costuma ir, programe-se para deixar o carro em casa e vá andando.
  • Sempre utilize as escadas: Em qualquer lugar, seja em um shopping, prédio ou mercado, suba as escadas e utilize o elevador apenas quando for necessário.
  • Corra com os animais de estimação e filhos: As crianças gostam de atividades intensas, como correr ou pular na cama elástica. Dito isso, se você tiver filhos junte-se a eles ou leve o animal de estimação para correr na rua ou no parque.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo