Hatha Yoga: O que é e quais são os benefícios

Hatha yoga é uma das modalidades mais populares de yoga. Com movimentos mais lentos, a prática é projetada para acalmar a mente e ajudar a refletir. O termo “hatha” é uma palavra sânscrita e significa força. Combina posturas (asanas) com técnicas de respiração (pranayama).

Desenvolvido no século XV, hatha yoga incluía orientações para o ajuste adequado de yoga, asanas, pranayama ou exercícios de respiração e meditação para o crescimento espiritual pessoal.

Como funciona uma sessão de hata yoga

Indicado para todas as pessoas, hatha pode ser uma ótima opção para iniciantes,  pois tende a ser uma forma mais lenta do yoga. Além disso, também pode ser ideal para quem tem dificuldades em se concentrar. 

No entanto, caso você tenha certas condições de saúde como hérnia de disco, risco de coágulos sanguíneos, entre outros, é importante conversar com um médico antes de aderir a prática.

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Cada aula varia de acordo com o instrutor, mas a maioria dura entre 45 e 90 minutos. Dito isso, as aulas normalmente começam com um aquecimento suave, avançam para poses mais físicas e terminam com um curto período de meditação.

  • Respiração:  A maioria das aulas começa focando em sua respiração. À medida que você faz as posturas, o professor continuará lembrando que você deve se concentrar na respiração e poderá oferecer exercícios respiratórios diferentes para tentar.
  • Posturas: Posturas de yoga, também chamadas asanas, são movimentos que ajudam a melhorar o equilíbrio, a flexibilidade e a força. As posturas variam em níveis de dificuldade. Dessa maneira, a qualquer momento da aula, se uma postura é muito difícil o instrutor pode fornecer uma mais fácil.
  • Meditação: A maioria das aulas termina com um curto período de meditação. Durante esse período de reflexão silenciosa, o instrutor pode pedir que você se deite de costas e pode cobri-lo com um cobertor. 

Benefícios de praticar hata yoga

Existem algumas pesquisas que se concentram especialmente nos benefícios do hatha. Assim, esses estudos sugerem que essa modalidade pode ter uma variedade de benefícios, incluindo:

  • Menos ansiedade: Os resultados de uma meta-análise de 2016 de 17 estudos (501 pacientes) fornecem apoio preliminar ao hatha como tratamento para a ansiedade . 
  • Melhor equilíbrio: Um pequeno estudo de 2014 envolvendo 34 homens descobriu que aqueles que concluíram um programa de hatha yoga de cinco meses foram capazes de melhorar seu controle postural. Portanto, com base nesses resultados, os autores concluem que pode melhorar o equilíbrio corporal.
  • Melhorias no condicionamento físico: Um estudo realizado em 2015 com adultos chineses descobriu que um programa de hatha yoga de 12 semanas teve efeitos positivos em vários componentes do condicionamento físico, incluindo resistência cardiovascular, força e resistência muscular e flexibilidade .

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Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo