Hamamélis: Conheça os benefícios da planta medicinal

A hamamélis é uma planta medicinal também chamada de flor-de-inverno e amieiro-mosqueado. Suas propriedades podem auxiliar no tratamento de condições como hemorroidas, queimaduras, dor de garganta e mais.

Benefícios da hamamélis

Pele saudável

A hamamélis é uma planta excelente para a saúde e aparência da pele, especialmente por provocar a compressão dos poros. Não só, sua ação anti-inflamatória previne acne e combate a ação dos radicais livres, um dos principais responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Leia também: Celidônia: Benefícios e como usar a planta medicinal

Imunidade fortalecida

Sua ação anti-inflamatória não beneficia apenas a pele, mas a imunidade de forma geral. Portanto, graças à abundância em antioxidantes, em especial os flavonoides e os taninos, a planta ajuda a garantir uma imunidade mais fortalecida e, portanto, um corpo mais protegido contra doenças e inflamações.

Leia mais: Agripalma: Conheça os benefícios da planta medicinal

Ajuda na circulação

A ciruculação sanguínea pode ser impactada por alguns problemas como as varizes (dilatação e deformação de veias), hemorroidas (inflamação e dilatação das veias do reto) e mais. Nesse sentido, a hamamélis pode ajudar, podendo ser usada, na forma de chá e de creme, para o tratamento desses e de outros problemas venosos.

Como utilizar a hamamélis

  • Chá
  • Pomada e cremes
  • Cápsulas e comprimidos
  • Como extrato
  • Óleo essencial
  • Tintura
  • Escalda-pés

Contraindicações da hamamélis

A princípio, é contraindicada para gestantes e lactantes (fase de amamentação) e pacientes de problemas no estômago, como a úlcera e a gastrite.

Ainda, entre seus possíveis efeitos colaterais pode ocorrer náusea, vômito, prisão de ventre, irritação do estômago (gastrite), salivação excessiva e danos hepáticos e renais, ou seja, no fígado e nos rins.

Por fim, é essencial que um médico seja consultado previamente ao uso de qualquer planta medicinal. Orientação médica é indispensável e pode evitar problemas futuros.

Leia também: Abajerú: Conheça a planta medicinal e seus benefícios

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo