Sem halteres? Tente essas alternativas na hora de treinar em casa

Se você está treinando em casa durante essa pandemia, mas seu equipamento de exercícios está inacessível no momento, você não precisa abandonar sua rotina fitness. A boa notícia é que apenas com alguns itens comuns é possível substituir os halteres, os famosos pesinhos.

O treino de força ajuda a construir músculos e facilitar as tarefas diárias. Além disso, também neutraliza a perda de massa muscular decorrente do envelhecimento. Portanto, caso você não tenha halteres para treinar, tente uma dessas opções.

Latas de conservas

Opte por sopa enlatada, ervilhas ou feijão de despensa como alternativa ao pesinho. Segure um em cada mão e use para rosca bíceps, extensão de tríceps ou supino.  

Leia também: Corrida estacionária: Como correr sem sair do lugar

As latas menores são mais fáceis de segurar, mas se você puder segurá-las com segurança, passe para latas maiores quando o exercício se tornar fácil demais. Assim, se continuar fácil, demais encha uma sacola com várias latas e segure-as enquanto agacha.

Garrafas cheias de água

Use garrafas de água ou outras garrafas de plástico com tamanho semelhante aos halteres, encha com areia ou água. Use o tipo que possui uma tampa de rosca segura para evitar vazamentos.

Leia também: A importância de se exercitar corretamente em casa

Livros didáticos 

Livros grossos e pesados são bons substitutos para os halteres em casa, já que você pode encontrá-los no escritório ou em qualquer lugar. 

Se deseja exercitar os dois braços ao mesmo tempo, encontre livros com peso aproximadamente igual. Mas, se possui apenas um livro ou não consegue encontrar dois semelhantes, exercita um braço de cada vez.

Pesos no tornozelo

Uma ótima opção é usar pesos no tornozelo como substitutos dos halteres. Torne-os mais fáceis de segurar e menos flexíveis, prendendo-os em um loop. Em seguida, você poderá usá-lo em qualquer um de seus exercícios comuns. 

Se você for do tipo que usa pesos removíveis, comece com um leve e aumente à medida que for ficando mais forte.

Produtos de limpeza

Pegue uma garrafa grande de sabão ou outros produtos de limpeza para fazer exercícios como desenvolvimento, elevação lateral ou levantamento de uma perna. É possível trabalhar um lado de cada vez ou segurar uma única garrafa no peito para exercícios como o agachamento.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo