Hábitos que atrapalham a saúde do intestino

A saúde do intestino é essencial para a saúde de todo o organismo. Afinal, um intestino saudável e regulado significa o fim da prisão de ventre, o fim do inchaço abdominal, melhor controle do apetite, melhora na qualidade do sono, entre outros benefícios.

Ao contrário do que muita gente pensa, não é apenas a sua alimentação que impacta na saúde do seu intestino, mas outros hábitos não relacionados à comida também são fatores que podem atrapalhar o funcionamento e saúde desse órgão tão importante.

Hábitos que atrapalham a saúde do intestino

Estresse

O estresse é algo comum e, até certo ponto, normal. Entretanto, a complexa liberação de hormônios que ele provoca pode atrapalhar a saúde do intestino, além de provocar outros efeitos colaterais físicos, como acne, dores crônicas e intensas dores de cabeça. Além disso tudo, pode causar constipação (prisão de ventre) e alterações no apetite. Felizmente, há boas maneiras de aliviar o estresse, como a prática de atividades físicas relaxantes, por exemplo, yoga, ou terapia, meditação e outros hábitos que promovam relaxamento.

Leia também: Alimentos que aliviam o estresse

Sono desregulado

Dormir bem pode ser um desafio com a agitada rotina que muitas pessoas vivem. Além disso, problemas como a insônia não são incomuns. Mas, algumas mudanças de hábitos podem promover a melhora da qualidade do sono e, consequentemente, evitar que a saúde do intestino seja prejudicada. Por exemplo, não comer muito perto da hora de ir dormir e incluir na dieta (emagreça com o Tecnonutri) alimentos que ajudam na qualidade do descanso (o kiwi é uma boa opção) ao estimularem a produção de melatonina, o hormônio do sono.

Leia mais: Como a qualidade do sono afeta a saúde mental

Excesso de exercício físico

Apesar de a prática de atividades físicas ser mais do que encorajada, o excesso dela pode ser maléfico para a saúde. Por isso, exercícios físicos excessivos podem ser estressantes para o corpo e, por isso, terem um efeito negativo no funcionamento intestinal devido à liberação de cortisol (hormônio do estresse).

Leia também: Cortisol em excesso pode engordar?

Manter uma dieta restritiva

Na busca pela perda de peso, muitas pessoas adotam dietas muito restritivas e que excluem do cardápio alimentos saudáveis e importantes para a saúde intestinal. Por isso, é comum que seguir esse tipo de dieta atrapalhe a saúde do intestino, além de poder culminar em um quadro de desnutrição. Alguns alimentos que podem beneficiar o funcionamento intestinal ao serem incluídos na dieta são:

Consumo exagerado de álcool

Ainda, o consumo de bebidas alcoólicas podem implicar em muitos riscos à saúde do corpo. Além de causar desidratação, o que provocar também constipação, também pode provocar a disbiose.

Basicamente, a disbiose é o nome dado ao desequilíbrio da flora intestinal. Esse desequilíbrio também pode ser causado pelo estresse, pela fome, pela presença de parasitas, pelo uso de antibióticos e até mesmo pela mudança de altitude.

Leia também: Bebida alcoólica pode baixar a imunidade?

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo