Hábitos saudáveis para manter depois da quarentena

Durante a quarentena provocada pela pandemia de coronavírus, muitas pessoas estabeleceram novos hábitos saudáveis em prol do funcionamento do corpo e da imunidade – e alguns são tão bons que devem ser mantidos mesmo após o fim do período de isolamento social. Desde cozinhar em casa, evitar industrializados e até criar uma rotina de exercícios consistente, confira as práticas que valem a pena permanecer na vida cotidiana.

Leia também: Como aprender a gostar de ficar em casa durante a quarentena

Hábitos saudáveis para manter depois da quarentena

Fazer seu próprio café da manhã

Permanecer em casa diariamente foi a oportunidade de fazer o próprio café da manhã em vez de comprar um salgado ou lanche na padaria. Antes, era mais difícil ter esse tempo destinado com calma para essa refeição, já que as manhãs eram ocupadas pelo trânsito a caminho do trabalho ou da escola dos filhos, por exemplo. Mas, a primeira refeição do dia é a melhor aliada da disposição, além de trazer benefícios incríveis para o corpo. 

Caminhadas diárias

Com as academias fechadas, muitas pessoas têm optado por um novo jeito de manter o corpo ativo: fazer caminhadas diariamente. Além de relaxantes, elas ajudam a manter o corpo ativo, o que beneficia não apenas a saúde física, mas a saúde mental também. Também, começar o dia com uma caminhada pode impulsionar escolhas mais saudáveis ​​ao longo do dia. O dia começou com o pé direito, e você pensará duas vezes antes de trocar a salada por um hambúrguer – não vai querer desperdiçar o esforço de ter acordado cedo para depois comer algo gorduroso. 

Leia mais: Pode fazer exercícios físicos ao ar livre durante a quarentena do coronavírus?

Cozinhar mais, gastar menos

Apesar de ser muito prazeroso “comer fora” e conhecer novos restaurantes, o tempo em quarentena possibilitou que muitas pessoas aprendessem ou passassem a gostar de cozinhar em casa. Além de um novo passatempo, é um modo de economizar e, até mesmo, reunir a família e aprender novas receitas.

Leia também: Como ir ao supermercado em segurança durante a quarentena

Dar mais atenção à alimentação

Com a movimentada rotina da vida moderna é difícil fazer escolhas alimentares saudáveis. Mas, um hábito que a quarentena trouxe foi o fato de dar mais atenção à alimentação. Pois, nunca se falou tanto da importância de manter o corpo bem nutrido e a imunidade lá em cima para evitar doenças.

Criar uma rotina consistente

Criar metas diárias para conciliar trabalho, cuidados com a casa, família é até estudos se tornou essencial durante a quarentena. Mas, apenas com o isolamento social, ter uma rotina consistente é um hábito que facilita o dia a dia, ajuda a planejar refeições saudáveis, a organizar os treinos e mais.

Leia também: Como manter a família ativa durante a quarentena

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo