Guia de meditação para iniciantes

Bem-estar Equilíbrio
30 de Julho, 2019
Guia de meditação para iniciantes

Talvez você tenha tentado meditar antes. Você fecha os olhos, esperando a iluminação (ou pelo menos algum alívio instantâneo do estresse), mas nada acontece — a não ser as interrupções de pensamentos. Se a meditação é um desafio para você, não se sinta sozinho. Isso porque com alguma orientação e um pouco de determinação, é possível encontrar o caminho para os benefícios da meditação. Confira, então, este guia básico de meditação para iniciantes e prepare-se para começar a praticar: 

Leia também: Meditação: Tudo o que você precisa saber sobre a prática

Meditação para iniciantes: Perguntas frequentes

Por que a meditação é tão importante?

Porque a meditação ajuda a reduzir o estresse em nossas vidas, colocando o corpo em um estado relaxado. Cada vez que nos sentamos, estamos literalmente convidando nossas células para liberar reações de estresse que acumulamos ao longo do tempo, deixando-nos mais claros, brilhantes, equilibrados e adaptáveis.

Por meio da meditação, podemos encontrar níveis de felicidade, que se tornam mais e mais acessíveis à medida que praticamos. Além disso, a meditação reduz a pressão arterial, melhora o sono e aumenta o senso geral de contentamento e firmeza, não importando as circunstâncias.

Qual é a maneira mais fácil de começar a fazer da meditação parte da rotina?

Uma alternativa é colocar o despertador para tocar 20 minutos mais cedo. Escove os dentes e sente-se onde preferir — sofá, cadeira ou chão. Fique confortável e deixe o show começar. A princípio, parecerá que você está sendo bombardeado — isso é apenas a sua limpeza interna acontecendo. Pensamentos serão exibidos em sua consciência. Observe e continue voltando sua atenção para a sua respiração. Pode demorar alguns minutos, mas o desfile de pensamentos vai diminuir.

Como exatamente meditar?

Fique em uma posição confortável, feche os olhos e observe. Dê preferência à sua respiração, em vez dos pensamentos que inevitavelmente aparecerão em sua mente. Continue voltando sua atenção para sua respiração.

Com que frequência ou por quanto tempo os iniciantes devem meditar?

Experimente diariamente durante 15 minutos por uma semana, e veja como vai. Afinal, pouca meditação é melhor que nada.

Leia também: 4 soluções para problemas comuns na hora de meditar

Meditação para iniciantes: Passo a passo

Primeiramente, esqueça todas as ideias preconcebidas que você tem da meditação. “Meditar é só para pessoas calmas”, “você precisa esvaziar completamente a mente”, “só pode fazer em posição de lótus”, e muitas outras falas não passam de mitos sobre a prática — e afastam quem tem curiosidade e quer experimentar.

Existem diferentes tipos de meditação (zazen, vipassana, kundalini, tonglen, metta, transcendental, e por aí vai), e é muito bom pesquisar sobre o assunto para encontrar a vertente que mais faz sentido para você. Contudo, no começo, vale apostar em métodos mais acessíveis, como o mindfulness. Confira o passo a passo de como começar:

  • Prepare-se: desligue a TV e os dispositivos eletrônicos do ambiente, coloque o celular em modo avião procure um lugar mais tranquilo, longe de distrações. Se você puder usar roupas confortáveis e diminuir a intensidade da luz, melhor;
  • Marque um horário na agenda: assim como você provavelmente tem horários certos para acordar, ir à academia, almoçar e dormir, tente reservar um período específico do dia para meditar. Desse modo, ficará muito mais fácil manter a constância;
  • Coloque um cronômetro para despertar: cinco, 10 ou 15 minutos — o tempo que preferir;
  • Ache uma posição confortável: sentado, deitado ou até em pé;
  • Foque na sua respiração: sempre que a mente divagar, preste atenção na inspiração e na expiração — o método estimula a concentração;
  • Sinta o seu corpo: ao mesmo tempo, perceba cada região do seu corpo (dos pés à cabeça);
  • Tenha ajuda: a meditação guiada pode ser uma ótima saída para os iniciantes. Existem várias opções gratuitas na internet!;
  • Por fim, analise seus sentimentos: ao final da sessão, veja como você está se sentindo (se estava ansioso ou estrassado antes, por exemplo).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

TDAH na adolescência
Bem-estar Equilíbrio

TDAH na adolescência: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, 2 milhões de pessoas tem TDAH no país; veja como identificá-lo na adolescência

bipolaridade ou borderline
Bem-estar Equilíbrio

Bipolaridade ou borderline? Veja as diferenças entre os transtornos

Quem sofre com bipolaridade ou borderline nem sempre tem o diagnóstico facilmente.

borderline
Bem-estar Equilíbrio

Borderline: O que é, quais são os sintomas e tratamentos

O Transtorno de Personalidade Borderline, trat-se de uma doença mental que envolve as áreas da psiquiatria e psicologia