Griffonia simplicifolia: O que é, para que serve e benefícios

A griffonia simplicifolia é um conhecido suplemento alimentar que costuma ser usado no tratamento de distúrbios psicológicos como a depressão e a ansiedade. Na verdade, o suplemento é extraído de um arbusto de mesmo nome, nativo do continente africano.

Também ajuda no tratamento de dores, vômito, diarreia, além de facilitar a digestão, promover efeito afrodisíaco e ser uma fonte de 5-HTP – abreviação de 5-hidroxitriptofano, é um aminoácido que é rapidamente convertido em serotonina pelo cérebro. 

Benefícios da griffonia simplicifolia

Melhora o humor

A princípio, a griffonia simplicifolia é usada com a finalidade de tratar problemas psicológicos que afetam o humor, como ansiedade, insônia e depressão. Isso se deve ao fato de estimular a presença do triptofano na corrente sanguínea. O triptofano age no cérebro, onde aumenta a síntese da serotonina (o “hormônio da felicidade”) no sistema nervoso central. Não só, também atua como um afrodisíaco, ou seja, estimula a libido.

Controla o apetite

Também auxilia no controle do apetite, pois favorece na liberação de leptina, hormônio responsável pela sensação de saciedade. Sendo assim, pode evitar episódios de compulsão alimentar, bem como ajudar quem deseja perder peso. Portanto, pode ser de grande ajuda para pacientes de obesidade ou com sobrepeso.

Leia também: Suplemento 5-HTP: Afinal, para que serve?

Sono regulado

O sono é essencial para a saúde, pois não apenas é importante no processo de perda de peso, mas também afeta diretamente o humor, a imunidade, o metabolismo e mais. Portanto, a insônia pode ser altamente prejudicial. Nesse sentido, a grifonia simplicifolia pode ser de grande ajuda, pois previne as noites de sono mal dormidas e promove um sono mais relaxante e regulado.

Como suplementar a griffonia simplicifolia

O suplemento é geralmente consumido na forma de cápsulas. Antes de iniciar a suplementação, é necessário haver recomendação médica.

Leia também: Glucomannan: Conheça o suplemento e seus benefícios

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo