Granadilla: Conheça os benefícios do maracujá colombiano

A granadilla ou granadilha é uma fruta nativa da América Central. Ela também é chamada de “maracujá colombiano”. De casca roxa e polpa amarela, é uma grande fonte de vitaminas e fibras. Ela é pertence ao gênero Passiflora, o mesmo que o maracujá e, por isso, essas frutas são bastante similares.

Apesar de não tão comum no Brasil, ela pode ser encontrada à venda em algumas feiras e mercados.

emagreça com o Tecnonutri) com low carb">

Benefícios de consumir a granadilla

Efeito calmante

Assim como o maracujá, a granadilla é conhecida por seu efeito calmante. Por isso, seu consumo é recomendado para quem sofre com sintomas de ansiedade, estresse e distúrbios do sono. Suas propriedades também ajudam no alívio da tensão muscular.

Leia também: Como sua dieta pode causar estresse e ansiedade

Imunidade fortalecida

A fruta merece destaque por sua abundância e variedade de vitaminas. Em suma, ela apresenta em sua composição vitamina A, C, E, K e muitas das vitaminas do complexo B, importantes para a saúde do sangue. Portanto, pode beneficiar a imunidade e proteger o corpo contra diversos problemas de saúde, especialmente aqueles provocados por inflamações, uma vez que as vitaminas A e C são anti-inflamatórias.

Previne a anemia

A anemia é uma condição principalmente causada pela falta de ferro na alimentação. Por isso, para evitar esse problemas, consumir alimentos ricos nesse mineral é essencial. Um exemplo de alimento rico em ferro é a granadilla, também rica em outros minerais como o cálcio (essencial para a saúde dos ossos), fósforo e cobre.

Protege a saúde do coração

Também, por ser rica em fibras, ajuda a proteger a saúde cardiovascular, controlando melhor o nível de colesterol e a pressão arterial.

Combate a prisão de ventre

Também por ser rica em fibras, beneficia o funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre (constipação) e aliviando possíveis efeitos do mau funcionamento intestinal, como o inchaço abdominal.

Leia mais: Frutas ricas em fibras para colocar na dieta

Como consumir a granadilla

  • Sucos, vitaminas, smoothies e vitaminas;
  • Drinques e coqueteís;
  • In natura;
  • Geleias e compotas.
emagreça com jejum intermitente

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo