Gotu kola: Os benefícios da erva da longevidade

A gotu kola, cujo nome científico é Centella asiatica, é também conhecida como erva da longevidade. Suas principais propriedades vem chamando a atenção há anos e seus benefícios são diversos.

Parte da Dieta Ayurveda, a centella asiática atua na saúde do cérebro, melhora a aparência da pele e protege rins e do fígado. Além disso, é rica em triterpeno, substância antioxidante que evita a ação dos radicais livres sobre as células, barrando, assim, o envelhecimento celular, danos no DNA e o aparecimento de doenças como câncer, por exemplo.

Benefícios da gotu kola

Pele jovial e firme

Ao atuar diretamente com a promoção da produção de colágeno no corpo, essa planta pode ajudar a manter a pele com a aparência jovial e firme.

Protege a saúde do cérebro

Em 2016, um estudo promovido por cientistas da Universidade de Gadjah Mada, na Indonésia, comprovaram os benefícios da planta para a saúde cerebral. Assim, foi demonstrado sua ação combativa em relação à ocorrência de derrames. Além disso, suas propriedades também combatem o estresse oxidativo e promovem a melhora da função cerebral.

Leia mais: As melhores ervas para a saúde do cérebro

Previne Alzheimer e outras doenças

Por ser rico em antioxidantes e, portanto, combater a ação de radicais livres e o estresse oxidativo, é possível dizer que a planta atua para prevenir doenças como a Alzheimer e o câncer, visto que ambas ocorrem principalmente devido aos radicais livres.

Leia também: Como o chá pode prevenir demência e Alzheimer

Alivia sintomas de ansiedade

Também possui propriedades calmantes e, dessa forma, alivia sintomas de ansiedade, estresse e mesmo depressão. Além disso, a centella asiática promove a melhora do humor.

Combate a insônia

Dada a capacidade percebida de tratar ansiedade, estresse e depressão, o gotu kola também pode ser usado para tratar a insônia que às vezes acompanha essas condições.

Como consumir a gotu kola

Geralmente, a gotu kola é consumida na forma de chá, feito a partir de suas folhas quando secas. Porém, há outras formas de usufruir de seus benefício, como:

  • Óleo essencial;
  • Creme para massagem;
  • Cápsulas para suplementação.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo