Gordura saturada e insaturada: Qual a diferença

Há muita diferença entre gordura saturada e insaturada. E, por mais que muitos não saibam, nem toda gordura é “ruim”. Na verdade, sua ingestão é tão essencial para a saúde do organismo quanto o consumo de outros macronutrientes, como os carboidratos e as proteínas. 

O que é gordura saturada

A gordura saturada é apenas um dos tipos de gordura possivelmente presentes nos alimentos, e é geralmente encontrada em forma sólida. Essencialmente, ela é aquela gordura conhecida como “má”, ou seja, é capaz de elevar os níveis de colesterol no corpo quando consumidas em excesso.

Alimentos ricos em gordura saturada são, por exemplo, a manteiga e a carne vermelha.

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O que é gordura insaturada

A gordura insaturada, diferentemente da saturada, é geralmente encontrada na forma líquida, por exemplo, no azeite de oliva. Há dois tipos de gordura insaturada, as monoinsaturadas e as poliinsaturadas. Entenda a diferença:

  • Monoinsaturadas

As monoinsaturadas geralmente estão presentes em vegetais gordurosos, como o abacate. Elas podem ajudar na diminuição do nível de colesterol (LDL) no corpo e, não só, combate doenças diversas. 

Alguns alimentos ricos nessa gordura são: nozes, azeite de oliva, sementes e abacate. 

  • Poliinsaturadas

As poliinsaturadas são importantes para a função muscular e, também, são essenciais para o processo de coagulação do sangue

É importante ressaltar que essa gordura deve ser adquirida pela alimentação, visto que o corpo não é capaz de produzi-la sozinho. 

Alimentos ricos nessa gordura são: peixes, como o salmão; soja, chia, sementes diversas e macadâmia

Ademais, elas são ricas em ômega-6, aminoácido essencial para a saúde devido ao seu poder anti-inflamatório. Entretanto, é importante não consumir em excesso.

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Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo