Qual tipo de gordura do corpo é mais fácil de perder?

Não existe fórmula mágica: combinar dieta e atividade física é a maneira mais eficaz de perder o acúmulo de gordura do corpo. 

O que pouca gente sabe é que nem toda gordura do corpo é criada da mesma forma. Na verdade, existem três tipos de gorduras do corpo, que são armazenadas de maneiras diferentes, e tem preferência quando se trata de armazenar os estoques de gordura quando você perde peso.

Branca e marrom são os dois principais tipos de gordura do corpo, mas os cientistas também identificaram mais recentemente um terceiro tipo, chamado de gordura bege.

Gordura branca

Também conhecida como tecido adiposo branco, é o tipo de gordura que a maioria de nós pensa quando se fala em gordura corporal. É uma gordura armazenada, o que significa que, quando consumimos excesso de calorias, essa energia extra vai para os glóbulos brancos do corpo e é armazenada como lipídios. Essas células adiposas aumentam de tamanho e número com o tempo, à medida que você consome mais calorias do que queima, o que leva ao ganho de peso.

Gordura marrom

O tecido adiposo marrom é um tipo de gordura que é ativada quando você fica com frio. A gordura marrom usa energia (queima calorias) para gerar calor (termogênese), o que ajuda a manter a temperatura do corpo.

Gordura bege

Como a gordura marrom, a gordura bege está ligada a um peso saudável. Esse tipo de gordura é espalhada em depósitos do tamanho de ervilhas sob a pele, perto da clavícula e ao longo da coluna, de acordo com a Harvard Medical School. Embora seja geneticamente distinta da gordura marrom, a gordura bege também queima calorias para gerar calor corporal.

Outras classificações 

As gorduras branca, marrom e bege podem ser ainda mais divididas em gordura macia e dura.

A gordura macia, também conhecida como gordura subcutânea, é o tipo que você pode beliscar e, de acordo com a Harvard Health Publishing, 90% da gordura corporal na maioria das pessoas é do tipo macio. Ela está localizado logo abaixo da pele e atua como isolamento e fonte de energia para o corpo. É uma combinação de gordura branca, marrom e bege.

A gordura visceral ou gordura da barriga dura está localizada no fundo do abdômen e envolvida em torno dos órgãos, artérias e veias, segundo a Harvard Health Publishing. A gordura dura é evidente quando a barriga se projeta para a frente e não é mole. Devido à produção de certas proteínas, essa gordura está ligada à resistência à insulina, pressão alta e colesterol alto, além de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer.

A gordura essencial é a gordura essencial para a saúde, necessária para o funcionamento normal do corpo e não considerada uma gordura armazenada. Regula os hormônios que controlam a fertilidade, a absorção de vitaminas e a temperatura corporal, e é encontrado na medula óssea, coração, pulmões, fígado, baço, rins, intestinos, músculos e tecidos ricos em lipídios em todo o sistema nervoso central. 

Afinal, qual tipo de gordura é mais fácil de perder? 

O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento. 

Quando você come menos calorias do que queima, você perde primeiro a gordura visceral. A razão pela qual é mais fácil perder essa gordura primeiro é porque, quando o corpo está com um déficit calórico, ele mobiliza o excesso de gordura para obter energia. 

A gordura subcutânea, embora menos perigosa para a saúde, é muito mais teimosa e mais difícil de perder. O exercício local, como abdominais, pode contrair os músculos abdominais, mas não reduz necessariamente a gordura visceral.

Como perder gordura corporal?

Quando você queima mais calorias do que consome, o corpo se volta para o seu  armazenamento de gordura para obter energia. A gordura, então, deixa o corpo como água através do suor ou da urina, ou através dos pulmões, como monóxido de carbono.

Já quando você se exercita ou faz alguma atividade física, os músculos obtêm energia do glicogênio armazenado. O cardio de alta intensidade queima gordura, mas o treinamento de força e resistência também é recomendado, porque aumentar a massa muscular corporal ajuda a queimar mais calorias e gordura, além de aumentar a taxa metabólica.

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