fbpx

Guia da gordura corporal: O que é e como perder

A gordura corporal é um tópicos surpreendentemente complexo. A ideia é bastante simples – é a gordura armazenada no corpo. Mas, você sabia que existem tipos diferentes de gordura corporal, cada qual desempenhando um papel? 

Aqui, detalharemos desde a definição da gordura corporal até a medição, apresentando o que é saudável em termos percentuais, além das melhores dicas sobre como perdê-la para sempre.

Desvendando a gordura corporal

Primeiro, há uma coisa importante a ter em mente: a gordura corporal não é necessariamente “ruim”. De fato, o organismo precisa de uma certa quantia apenas para realizar as funções básicas do dia a dia, como pensar e respirar. A gordura também ajuda a armazenar vitaminas importantes, regular os hormônios e manter o metabolismo acelerado.

Então, por que a gordura corporal tem uma má reputação? É claro que gordura em excesso é prejudicial. Ainda assim, o quão prejudicial depende de vários fatores, incluindo o tipo e a onde é armazenada.

Tipos de gordura corporal

Gordura branca

Também conhecida como tecido adiposo branco, é o tipo de gordura que a maioria de nós pensa quando se fala em gordura corporal. É uma gordura armazenada, o que significa que, quando consumimos excesso de calorias, essa energia extra vai para os glóbulos brancos do corpo e é armazenada como lipídios. Essas células adiposas aumentam de tamanho e número com o tempo, à medida que você consome mais calorias do que queima, o que leva ao ganho de peso.

Gordura marrom

O tecido adiposo marrom é um tipo de gordura que é ativada quando você fica com frio. A gordura marrom usa energia (queima calorias) para gerar calor (termogênese), o que ajuda a manter a temperatura do corpo.

Surpreendentemente, descobriu-se que indivíduos mais magros apresentam mais gordura marrom do que aqueles que são obesos. A gordura marrom envolve órgãos, artérias e veias principais e, às vezes, pode ser encontrada no pescoço e nas axilas, entre as omoplatas e no abdômen.

Leia também: Sedentarismo: O que fazer para não ser mais uma vítima

Gordura bege

Como a gordura marrom, a gordura bege está ligada a um peso saudável. Esse tipo de gordura é espalhada em depósitos do tamanho de ervilhas sob a pele, perto da clavícula e ao longo da coluna, de acordo com a Harvard Medical School. Embora seja geneticamente distinta da gordura marrom, a gordura bege também queima calorias para gerar calor corporal.

Alguns estudos mostraram que os hormônios liberados durante o exercício, estresse extremo ou tempo gasto no frio podem transformar a gordura branca em bege ou marrom. No entanto, a maioria dos estudos foi pequena ou realizada apenas em animais. Portanto, são necessárias mais pesquisas para entender melhor a gordura bege e a marrom.

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer com a Low Carb. Clique para saber mais

Afinal, qual tipo de gordura é mais fácil de perder? 

O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento. 

Quando você come menos calorias do que queima, você perde primeiro a gordura visceral. A razão pela qual é mais fácil perder essa gordura primeiro é porque, quando o corpo está com um déficit calórico, ele mobiliza o excesso de gordura para obter energia. 

A gordura subcutânea, embora menos perigosa para a saúde, é muito mais teimosa e mais difícil de perder. O exercício local, como abdominais, pode contrair os músculos abdominais, mas não reduz necessariamente a gordura visceral.

Como perder gordura corporal?

Quando você queima mais calorias do que consome, o corpo se volta para o seu  armazenamento de gordura para obter energia. A gordura, então, deixa o corpo como água através do suor ou da urina, ou através dos pulmões, como monóxido de carbono.

Já quando você se exercita ou faz alguma atividade física, os músculos obtêm energia do glicogênio armazenado. O cardio de alta intensidade queima gordura, mas o treinamento de força e resistência também é recomendado, porque aumentar a massa muscular corporal ajuda a queimar mais calorias e gordura, além de aumentar a taxa metabólica.

Leia também: Qual a proporção ideal de massa magra e massa gorda no corpo?

Desafio 7kgs em 6 semanas!

Elimine até 7kgs em apenas 6 semanas!

 
 

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.