Goma guar: O que é e quais os seus benefícios

A goma guar é um tipo de fibra solúvel que serve como um substituto vegano para a gelatina e é também muito usada como um espessante em diversas receitas. Essa fibra é extraída de um vegetal típico da Índia e do Paquistão e, nesses países, é consumida há milhares de anos.

Em contato com a água, a goma guar ganha um aspecto viscoso e se torna um gel, bastante similar à gelatina. Ainda, a guar não contém glúten, por isso, não é apenas uma opção para os veganos, mas para os celíacos e os alérgicos à glúten também.

Leia também: Gelatina é saudável? Especialistas esclarecem

Benefícios da goma guar

Melhora o funcionamento do intestino

Primeiramente, por ser altamente fibrosa, a goma é excelente para a saúde e para o funcionamento do intestino. Por isso, seu consumo pode combater a prisão de ventre (constipação) e, como consequência, prevenir a sensação de flatulência e inchaço abominal.

Ajuda na perda de peso

Também devido à riqueza em fibras, pode ajudar na perda de peso. Basicamente, o consumo dessa “gelatina vegana” auxilia no controle do apetite e, por isso, pode facilitar o processo de emagrecimento.

Leia também: Ágar-Ágar: benefícios e como consumir o ingrediente

Protege a saúde do coração

Ainda, a guar também é ótima para a saúde do coração. Em resumo, auxilia no controle da pressão arterial, prevenindo problemas como a hipertensão.

Não só, segundo um estudo realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a goma também atua no metabolismo do colesterol e, ainda, pode ajudar na queima de gordura corporal.

Leia mais: Alimentos reguladores: O que são e os benefícios de consumi-los

Como consumir a goma guar

  • Como gelatina
  • Espessante em receitas, como pudins e mousses
  • No preparo de doces e na panificação de pães e bolos
  • Produção de queijos, iogurtes e sorvetes

Contraindicações da goma guar

Quando consumida em excesso, a goma guar pode causar efeitos colaterais como gases, náuseas ou diarreias. Além disso, pessoas com diabetes devem usar goma guar com moderação.

Leia mais: Como substituir o ovo em receitas de forma fácil e simples

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo