Glutamato monossódico: O que é e efeitos que pode causar

O glutamato monossódico é uma substância que nem todo mundo conhece de nome. Porém, que está presente em diversos alimentos. Por se tratar de um aditivo químico, ele pode ser maléfico para o organismo. Também chamado de MSG, sua principal finalidade é destacar os sabores dos alimentos em que é encontrado – geralmente industrializados e ultraprocessados.

Para que serve o glutamato mossódico?

A princípio, ele – um aminoácido não essencial originado do ácido glutâmico – é adicionado especialmente com a finalidade de realçar seus sabores. Por exemplo, um alimento em que esse aditivo é comum de ser encontrado é o macarrão instantâneo. Não só, outros industrializados como os salgadinhos e certos molhos também contêm a substância em sua composição. São comidas tipicamente ricas em sódio, açúcares, frituras, gorduras de má qualidade e carboidratos refinados.

Já do ponto de vista químico, o realçador de sabor não possui nenhum nutriente, vitamina ou mineral que seja relevante para uma dieta equilibrada.

Por que evitar a ingestão de alimentos ricos em glutamato monossódico?

No organismo, o glutamato monossódico funciona como um neurotransmisssor ao cérebro, que pode levar à agitação extrema e elevação dos níveis de estresse. Assim, é capaz de alterar comportamento, piorar casos de euforia excessiva, dores de cabeça e enjoos e diversas outras complicações à saúde.

Aumento do nível de colesterol ruim

Os mesmos alimentos ricos em glutamato monossódico também costumam conter grandes quantidades de sódio, bem como gorduras “ruins” e açúcar. Portanto, essa junção de fatores leva, por exemplo, ao aumento do nível de colesterol ruim (LDL) no sangue, o que pode provocar graves problemas de saúde cardiovascular, como a pressão arterial elevada.

Retenção de líquido

O composto pode provocar a retenção de hídrica. Além de esse ser um dos fatores causadores do aparecimento de celulites, a retenção de líquido também prejudica a saúde do coração, o funcionamento do intestino e muito mais.

Leia mais: Quer evitar a celulite? Passe longe desses alimentos

Acúmulo de gordura e ganho de peso

Além disso, quando consumido excessivamente, alimentos ricos em glutamato monossódico facilitam o ganho de peso e o acúmulo de gordura corporal.

Alimentos ricos em glutamato monossódico

  • Salgadinhos
  • Industrializados e superprocessados
  • Molhos pré-preparados
  • Molho shoyo
  • Enlatados
  • Carnes processadas – salsicha, bacon, mortadela, presunto.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo