Glucomannan: Conheça o suplemento e seus benefícios

O glucomannan, também chamado de glucomonano, é um suplemento alimentar que se tornou popular por ajudar na perda de peso. Trata-se, na verdade, de uma fibra extraída de konjac, uma planta asiática e rica em propriedades medicinais.

Além de ajudar no emagrecimento, o suplemento beneficia a saúde cardiovascular – ajuda a controlar o colesterol.

Benefícios do glucomannan

Ajuda no controle do apetite

Uma das formas que o glucomannan atua na perda de peso é no controle do apetite. Em resumo, por ser uma fibra, promove a maior absorção de líquidos pelo organismo e desacelera a absorção dos nutrientes, o que prolonga a sensação de saciedade. Isso também evita o inchaço abdominal após as refeições.

Protege a saúde do coração

Ainda, sua abundância em ácidos graxos controla o nível de colesterol no corpo, o que previne doenças cardiovasculares graves, como a hipertensão (pressão arterial elevada).

Previne o diagnóstico de diabetes

Não é apenas o colesterol que é melhor controlado pelo glucomannan, mas a glicose também. Sendo assim, controlar o nível de açúcar presente no sangue ajuda a evitar o diagnóstico de diabetes tipo 2. Além disso, trabalha a favor do processo de emagrecimento, de forma que combate a resistência à insulina, hormônio secretado pelo pâncreas, com importante função no metabolismo dos carboidratos no sangue .

Leia também: Canela pode controlar o açúcar no sangue para prevenir diabetes

Melhora o funcionamento intestinal

Por se tratar de uma fibra, promove a aceleração do funcionamento do intestino. Dessa forma, pode combater a prisão de ventre (constipação) e o inchaço que ela causaria.

Leia também: Hábitos que atrapalham a saúde do intestino

Como consumir o glucomannan

  • Em cápsulas
  • Em pó
  • Comprimido

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo