Dicas de como usar ginseng para emagrecer

O ginseng é um adaptógeno popular, valorizado por suas aplicações médicas e estudado extensivamente. Uma de suas aplicações mais populares está no mundo da perda de peso, e muita gente se questiona se realmente é possível usar ginseng para emagrecer

A principal relação entre ginseng e emagrecer se dá ao fato da raiz conter o componente ginsenoside Rg3, responsável por auxiliar na queima de calorias.

Além disso, um estudo chinês publicado recentemente na revista especializada Gut começou a considerar o impacto do ginseng na microbiota intestinal. Os pesquisadores consideraram o processo pelo qual o ginseng ajuda na perda de peso, procurando descobrir o que a erva interfere no peso.

Assim, a pesquisa indicou que os produtos do ginseng podem induzir a produção de bactérias que alteram a forma como o corpo queima gordura. Também, eles descobriram que a microbiota influenciada pelo ginseng desempenha um papel importante no metabolismo. Tal constatação oferece promessas para o desenvolvimento de tratamentos para emagrecer. 

Leia também: Chás: Conheça diferentes tipos e benefícios dessas bebidas

Por fim, o chá de ginseng também estimula a produção de energia, reduz a inflamação e melhora o desempenho mental.

Leia também: Melhores alimentos para se manter saudável trabalhando em casa

Como consumir ginseng

O ginseng é encontrado em diversas formas: pó, extrato em cápsulas, decocto (para chás) e tintura (extração em forma líquida do produto). De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a dose recomendada da tintura é de 8 a 18 mg por, no máximo, três meses.

No entanto, a indicação do ginseng varia de acordo com as necessidades individuais de cada um. Por isso, o ideal é ter a orientação de um médico ou nutricionista antes de consumir a raiz no dia a dia.

Leia também: 7 alimentos (quase) sem calorias para colocar no cardápio

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.