Gergelim: Propriedades e benefícios da semente

gergelim é muito usado em biscoitos, pães, pastas e saladas. Apesar de dividir opiniões, é nutritivo e cheio de benefícios. É uma semente que chama atenção por suas propriedades. Seus nutrientes principais são: gorduras boas, fibras, vitaminas, bem como minerais e proteínas.

Há mais de um tipo de gergelim, sendo os mais comuns o branco, o marrom e o preto. Porém, eles apresentam benefícios semelhantes.

Benefícios do gergelim

Recuperação muscular

Fonte de vitamina B6 e proteínas, é benéfico para a saúde dos músculos. Por isso, para atletas, especialmente aqueles que praticam esportes mais intensos, é uma excelente adição à dieta (emagreça com o Tecnonutri) de quem objetiva o ganho de massa magra. 

Prevenção do câncer

Segundo um estudo promovido por cientistas da Sociedade Química Americana, ajuda a prevenir o câncer no organismo. Isso deve-se à abundância em fitato, um antioxidante poderoso. Não só, também rico em magnésio, mineral que pode reduzir em até 13% o risco de desenvolver tumores cancerígenos.

Protege a saúde do coração

Fonte de gorduras boas, o alimento protege a saúde cardiovascular. Por isso, o consumo de gergelim pode, entre outras coisas, ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças cardíacas.

Leia também: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes

Fortalece os ossos

Devido à grande quantidade de minerais essenciais como zinco, cálcio e fósforo, é excelente para a saúde óssea. Em especial, devido ao cálcio, essencial para a saúde dos ossos, dentes e até mesmo dos músculos.

Aumenta função metabólica

Também contém uma grande quantidade de proteínas dietéticas com aminoácidos que são essenciais para o crescimento celular saudável. Assim, atua na manutenção dos níveis de energia e da função metabólica.

Tem poder calmante

Entre os nutrientes presentes na semente estão o triptofano e a tiamina, dois importantes estimulantes da produção de serotonina, hormônio responsável pelas sensações de bem-estar do cérebro. Da mesma forma, o cálcio e magnésio atuam reduzindo os sintomas da ansiedade. Além disso, o gergelim também é conhecido por promover a sensação de saciedade, deixando de lado a vontade de comer por impulso.

Fonte de fibras

Por fim, a semente é repleta de fibras, nutriente que ajuda a melhorar o funcionamento intestinal e a reduzir a quantidade de colesterol. Também, é importante para tratar prisão de ventre.

Como consumir

  • Com arroz;
  • Tahine;
  • Óleo de gergelim;
  • Leite vegetal;
  • Temperar carnes;
  • Saladas;
  • Barra de cereais.

Leia também: Semente de girassol: Benefícios e como incluir na

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo