Como montar uma geladeira saudável nos tempos de coronavírus

À medida que o coronavírus continua a se espalhar e mais pessoas são aconselhadas a se autoisolar, a última coisa que se quer fazer é sair para o supermercado sem necessidade. Portanto, vale montar uma geladeira saudável, com alimentos que, além de importantes para manter a imunidade alta, não sejam tão perecíveis. 

Por outro lado, deve-se lembrar que estar preparado não significa acumular ou exagerar na estocagem de produtos. Dessa maneira, a melhor estratégia é manter alimentos saudáveis ​​à mão para garantir que você mantenha uma dieta equilibrada na quarentena.

Leia também: Coronavírus: O que você precisa saber para se cuidar

Assim, uma geladeira saudável incluirá proteína, quantidades moderadas de gorduras saudáveis ​​e carboidratos complexos, além de muitos vegetais. Portanto, vamos ajudá-lo a montar uma lista de compras completa, sem ter muito trabalho. 

Proteína

As proteínas se decompõem em aminoácidos que o corpo usa por todos os tipos de processos. Sendo assim, não apenas ajudam na reparação e construção de células, como células da pele e músculos, mas também são usadas ​​para produzir hormônios. Ainda, a proteína pode ajudar a ficar saciado por mais tempo. Boas opções:

  • Cortes magros de carne vermelha ou porco (por exemplo, lombo e filé mignon);
  • Peixe;
  • Grão-de-bico;
  • Nozes e sementes;

Leia também: Coronavírus: Alimentos que fortalecem imunidade podem prevenir contaminação?

Carboidratos

Carboidratos se decompõem em glicose e fornecem ao corpo a energia. Por isso, aposte em vegetais ricos em amido, grãos, legumes, frutas e outros carboidratos ricos em fibras e proteínas. Pois, obter muita variedade desses alimentos fornece ao nosso corpo todos os nutrientes diferentes que ele precisa para funcionar de maneira eficiente e adequada. Por exemplo: 

  • Milho;
  • Espinafre;
  • Abobrinha;
  • Cebola;
  • Mandioca;

Gorduras boas

  • Azeite;
  • Manteiga sem sal.

Frutas

Em momentos como esses é importante apostar em frutas que demoram mais para estragar, ou seja, as menos sensíveis. Assim, boas opções são:

  • Pêra;
  • Goiaba;
  • Limão;
  • Frutas secas.

Leia também: Pequenos hábitos que ajudam a fortalecer a imunidade

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.