Ganho de peso excessivo na gravidez pode aumentar o risco de alergia em bebês

Um estudo associou o ganho de peso excessivo na gravidez a um risco aumentado de alergias e problemas como asma no bebê. Pesquisadores da Universidade Shanghai Jiao Tong, na China, acompanharam 15.145 mulheres. Foram analisados o ganho de peso gestacional e a saúde infantil durante uma média de oito anos. Os resultados foram publicados no periódico médico americano JAMA Network Open. 

Eles descobriram que, em comparação com as mães que ganharam de 9 a 14 quilos na gravidez, filhos cujas mães engordaram entre 15 e 24 quilos tinham um risco 13% maior de desenvolver asma, rinite, alergia a alimentos ou medicamentos, e uma chance 9% maior de ter eczema.

No caso das grávidas que engordaram mais de 24 quilos, o risco de asma infantil aumentou em 22%, de rinite alérgica em 14%, de eczema em 15% e de alergia a alimentos ou medicamentos em 21% em comparação com o ganho de peso gestacional de até 14 quilos. Esses riscos eram ainda maiores em mulheres com sobrepeso antes da gravidez.

emagreça com o Tecnonutri) com low carb">

O estudo foi ajustado para renda materna, tabagismo, consumo de álcool e histórico familiar de alergia, entre outros fatores. 

Yiting Chen, autor principal da análise, disse que cerca de 25% da população global tem alergias, e que qualquer coisa que as minimize é importante. “Mas, mesmo que as crianças sejam geneticamente alérgicas, medidas de intervenção precoce e eficazes ainda podem reduzir a ocorrência de doença”, afirma o cientista. 

Outros riscos do ganho de peso excessivo na gravidez

O ganho de peso excessivo durante a gestação pode trazer sérios problemas tanto para a mãe quanto para o bebê. Assim, os quilos extras podem provocar pressão alta e diabetes, além de dores nas costas e articulações, inchaço, prisão de ventre, trombose, dificuldade para respirar e dormir, varizes e estrias. 

Por fim, a recomendação é que, no início da gestação, a mulher consulte um especialista. Assim, ele poderá fornecer uma orientação clara sobre qual seria o ganho de peso adequado. 

Leia também: Conheça os melhores alimentos para as grávidas

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.