Os piores alimentos para quem quer ganhar músculos

Para quem quer ganhar músculos, a alimentação é tão importante quanto uma rotina de exercícios consistente. Assim, a dieta pode benéfica para o ganho de massa quando os alimentos são bem escolhidos para compor um cardápio balanceado.

Portanto, para quem tem a hipertrofia como objetivo, ou seja, ganhar músculos, certos alimentos podem atrapalhar. Além disso, em uma dieta de ganho deve haver superávit calórico (energia extra é necessária para a recuperação do tecido muscular) e a ingestão de proteína deve ser ajustada.

Leia também: É possível ganhar massa magra seguindo uma dieta plant-based?

Alimentos que podem atrapalhar na hora de ganhar músculos

Energéticos

Os energéticos devem ser evitados por quem pretende ganhar massa magra. Além de serem hipercalóricos, a quantidade de sódio em sua composição pode provocar a perda de água dos músculos. A água é essencial para manter os músculos hidratados e melhor recuperados depois de um treino intenso.

Leia mais: Bebidas energéticas para o pré-treino

Suplementos proteicos em excesso

Os shakes proteicos como o whey protein podem ser vilões se consumidos em excesso. Por exemplo, ingerir três porções diárias é um exagero extremo e pode ter o mesmo efeito colateral que o consumo de energético, uma vez que esses suplementos são processados.

Leia também: Whey Protein ou proteína vegetal: O que é melhor?

Bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas também atrapalham por um simples motivo: elas podem provocar a retenção de líquido e a perda da água presente nos músculos. Além disso, o álcool atrapalha a recuperação do tecido muscular. Quando não recuperado depois de um treino, o músculo não aumenta de tamanho, portanto, não há hipertrofia.

Refrigerante

O refrigerante, mesmo na versão diet, é um dos piores alimentos para quem quer músculos. A presença de conservantes, açúcar e sódio em sua composição pode atrapalhar a hipertrofia e provocar o acúmulo de gordura.

Leia mais: Consumo de refrigerante pode levar à morte prematura

Carnes processadas

Presunto, mortadela, salsicha e companhia fazem parte da lista de piores alimentos para quem quer ganhar músculos e sua abundância em sódio é a maior culpada por isso. Além do sódio, a presença de conservantes e gorduras ruins é também prejudicial.

Leia mais: Alimentos processados campeões de sódio

Alimentos ricos em açúcar adicionado

Doces e alimentos industrializados que contam com açúcar artificialmente adicionado são alguns alimentos que devem ser evitados. Além de promover o acúmulo de gordura e consequente ganho de peso, os alimentos ricos em açúcar não beneficiam o ganho de massa.

Leia também: Exercício aeróbico ou musculação: O que queima mais calorias?

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo