Frutas com mais carboidrato: Banana e outras

A fórmula para manter uma alimentação saudável é simples: porções equilibradas de carboidratos, gordura, proteína, vitaminas e minerais. Nessa conta, as frutas cumprem um papel muito importante, já que são ricas em diversos nutrientes e fornecem inúmeros benefícios para o organismo.

Mas, na hora de fazer a feira, é preciso saber escolher as melhores opções. Isso vale, principalmente, se o seu objetivo é perder peso. “Muitas frutas contêm alto teor de carboidratos e, se consumidas sem moderação, podem prejudicar uma dieta (emagreça com o Tecnonutri) de emagrecimento”, afirma Carla Pelliciari, nutricionista membro da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN).

Segundo ela, nesse caso, o ideal é consumir as frutas como um lanche pré-treino: “Nesse momento, a pessoa precisa de energia para treinar, então, frutas com muito carboidrato podem ser boas opções.” E se você não pratica ainda uma atividade física regularmente, a indicação é limitar a ingestão dessas frutas a três porções por dia. Além disso, procure consumir a fruta sempre com uma fonte de fibra, como aveia, ou oleaginosas, fontes de gordura boa. “Dessa forma, a absorção desse carboidrato pelo organismo será reduzida, fornecendo energia ao organismo de forma mais lenta e reduzindo o nível de açúcar que será armazenado como gordura.”

Confira agora uma lista com nove frutas que apresentam 15 gramas de carboidrato ou mais por 100 gramas da fruta. Todas estão recheadas de benefícios à saúde, mas lembre-se: consuma com moderação.

Frutas com mais carboidrato

Açaí

Apesar do alto valor calórico, e de carboidratos, o açaí é rico em diferentes nutrientes. Entre seus benefícios estão o combate ao envelhecimento precoce, melhora do trato intestinal, redução dos níveis de colesterol ruim e melhora na circulação sanguínea.

chá de banana é carboidrato frutas

Banana entre as frutas com mais carboidrato

Não importa se é prata, ouro ou nanica: a banana é cheia de carboidratos. Por isso mesmo é ótima para fornecer energia e funciona muito bem como pré-treino. Ainda diminui os efeitos do estresse, regula o intestino e turbina o organismo contra a anemia. 

Caqui 

O caqui possui um teor altíssimo de fibras, o que é fundamental para o bom funcionamento do intestino. Com seus antioxidantes, retarda o aparecimento de sinais de envelhecimento. E, por meio da vitamina A, traz benefícios interessantes para a saúde dos olhos. 

Manga é uma das frutas com mais carboidrato

Com sua polpa suculenta, a manga atrai também por seus nutrientes. Entre eles, destacam-se a vitamina A, os antioxidantes e as fibras. Seu consumo, sempre com moderação por ser muito calórica, ajuda a controlar a pressão arterial e proteger as células contra alguns tipos de câncer, além de melhorar a saúde da pele e o sistema imunológico.

Uva 

Uma fruta pequena, porém bastante versátil, a uva pode ser consumida in natura ou como suco e geleias. É também uma das frutas mais nutritivas, não contém colesterol e possui uma quantidade significativa de antioxidantes. Pode auxiliar no equilíbrio da glicose no sangue, no controle da pressão arterial e prevenir problemas do coração. 

Leia também: 8 motivos para comer uva todos os dias

Maçã 

Queridinha pela maioria das pessoas, essa fruta é quase uma unanimidade. Além de ser fácil de consumir em qualquer lugar, tanto a polpa quanto a casca são comestíveis – e repletas de nutrientes. Entre eles, temos vitamina C, fibras e sais minerais (cálcio, fósforo e potássio). Seus benefícios podem ser notados na melhoria da função cerebral, redução do risco de diabetes e combate à asma.

Coco fresco

Essa fruta fornece muitas vitaminas e minerais, além de ácidos graxos importantes para a saúde do nosso corpo. O coco fresco tem ainda flavonóides, que combatem doenças cardíacas, afastam a chance de desenvolver câncer, tem ação antibactericida e anti-inflamatória e melhora a imunidade.

Pera 

Minerais, vitaminas e antioxidantes são os principais nutrientes dessa fruta. As vantagens de incluir a pera na alimentação, de forma equilibrada, são: controle de diabetes, melhora do funcionamento do intestino, aumento da sensação de saciedade e fortalecimento da saúde dos ossos.

Frutas desidratadas 

O processo de desidratação das frutas faz com que sua concentração de carboidrato se torne ainda maior. Por isso, apesar de ser uma ótima opção para um lanchinho no meio do dia, é preciso cautela ao consumir frutas secas. Ainda assim, elas podem ser benéficas para a saúde. As ameixas, por exemplo, contêm fibras e regulam o intestino. Uvas passas agem como cicatrizantes e podem evitar doenças nos rins e anemia. Já as tâmaras regulam a pressão arterial.

Leia também: Low carb: Frutas com menos carboidratos

Revisado por

Nutricionista Vanessa Losano
Vanessa Losano
Nutricionista e coach de emagrecimento
CRN3 34283

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.