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Frutas low carb: As que são permitidas na dieta

Quem é adepto de uma dieta de baixo consumo de carboidratos sabe que as frutas low carb são aquelas que apresentam pouca quantidade desse nutriente.

Que as frutas são peças importantes da alimentação saudável ninguém duvida. Mas, se você deseja reduzir alguns números na balança, é preciso saber quais as melhores opções para incluir na dieta.

Isso porque, apesar de inúmeros nutrientes, elas também contêm frutose – um carboidrato simples que, em excesso, pode levar ao aumento de peso e problemas como inflamação e resistência à ação da insulina.

A dica é apostar, então, nas frutas low carb, aquelas com baixo teor de carboidrato. “É fácil a gente saber quais são esses frutos porque eles não são tão doces. É o caso do morango, que tem aquele azedinho. Só pelo paladar já sabemos que um fruto tem menos carboidrato, menos açúcar vindo da frutose”, diz a nutricionista Carla Pelliciari, membro da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN).

Veja abaixo uma lista com 7 frutas low carb – que contêm até 11 gramas de carboidrato por 100 gramas de alimento.

Morango

Uma fruta que tem propriedades diuréticas, muita vitamina C, contribui para melhorar a circulação sanguínea e é rica em oxidantes, que combatem o envelhecimento precoce. 

Leia também: 5 benefícios do morango

Melancia

Com 90% de água, a melancia é uma ótima fonte de hidratação, o que reduz a retenção de líquidos, além de combater radicais livres no corpo, oferecendo uma ajudinha extra na prevenção do câncer de pâncreas, pulmão, cólon e próstata. 

Jabuticaba

Uma fruta 100% brasileira, a jabuticaba é cheia de vitaminas e minerais. Pode ajudar a prevenir o câncer e o envelhecimento da pele, aumentar a saciedade e fortalecer o sistema imunológico.

Pêssego

Outra fonte importante de antioxidantes e fibras, atua como anti-inflamatório e colabora com o sistema digestivo. Além disso, o pêssego controla o diabetes e a obesidade. 

Leia também: 7 benefícios do pêssego

Abacate

Versátil na hora do consumo, servindo tanto em receitas doces como salgadas, o abacate possui gordura insaturada, fundamental na prevenção contra doenças do coração. 

Leia também: Abacate: benefícios para a saúde e como incluir na dieta

Goiaba

Típica do clima tropical, a goiaba tem alto valor nutricional, pois contém vitaminas A, B e C. Também apresenta baixo valor calórico, facilita o processo de digestão e previne alguns tipos de câncer e anemia.

Tangerina

Além do baixo conteúdo de carboidrato, a tangerina tem altos níveis de vitaminas A e C, fibras e potássio. Ela facilita o trato intestinal, atua na prevenção de problemas cardíacos, reduz o colesterol ruim e pode controlar doenças como diabetes e hipertensão. 

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Revisado por

Vanessa Losano
Vanessa Losano - Nutricionista CRN3 34283
Nutricionista e coach de emagrecimento, saúde e bem-estar. Foco profissional em emagrecimento, lowcarb e doenças crônicas não transmissíveis. Atua na empresa tech fit e atende em consultório, além de ministrar cursos e palestras na área. Possui cursos de atualização em Lowcarb, Fitoterapia, Avaliação Antropométrica e Nutrição Esportiva.
 
 

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