Frutas, legumes e verduras que duram mais para ter em casa

Muitas vezes, compramos e estocamos alimentos que, após alguns dias, estragam antes mesmo de consumirmos. Portanto, é importante saber quais são as frutas, legumes e verduras que duram mais para ter em casa sempre. 

Sendo assim, na próxima vez que for ao supermercado, saiba quais alimentos adicionar à lista de compras, garantindo uma geladeira cheia por mais tempo e evitando desperdícios.

emagreça com o Tecnonutri) com low carb">

Frutas, legumes e verduras que duram mais

Maçã

Estima-se que, se mantida nas condições corretas (ambiente, temperatura e umidade) ela possa durar até 4 meses sem estragar. Maçãs devem ser conservadas em temperatura ambiente, na clássica fruteira ou em uma caixa de madeira. Guarde-as longe de bananas, para evitar que estas amadureçam muito rapidamente.

Beterraba 

Além de acessível, versátil e nutritiva, a beterraba é uma boa opção para se ter sempre em casa pois dura bastante. Na verdade, na geladeira, ela dura de 2 a 4 meses em perfeito estado e pronta para consumo. Além disso, é fonte de nutrientes importantes para a saúde, como vitaminas A, B6, C, proteínas, ferro, magnésio, ácido fólico, potássio, fibras solúveis e antioxidantes.

Leia mais: Suco de beterraba é saudável?

Repolho

Quanto às verduras, o repolho é uma que dura bastante tempo. Envolto em plástico e mantido na geladeira, o repolho permanece em perfeito estado por cerca de 2 meses. Além disso, é rico em vitamina C e diversas outras propriedades excelentes. 

Cenoura

É ideal para ter em casa pois dura muito tempo quando armazenada corretamente. Se mantidas secas e envoltas em papel (para “sugar” a água que elas soltam), as cenouras podem durar semanas ou até meses dentro da geladeira.

Leia também: Cenoura roxa: Benefícios e propriedades do vegetal

Alho

No caso do alho, quando mantido em ambientes de umidade moderada, ele pode durar vários meses em perfeito estado e pronto para dar sabor às receitas e promover os mais diversos benefícios à saúde, especialmente em relação à respiração e imunidade. 

Cebola

Mantida em lugar seco e de temperatura amena, a cebola é um alimento que dura muito tempo. Por isso, é uma boa opção para ter em casa sempre. Acredita-se que ela pode ser mantida por até um ano em perfeitas condições e pronta para consumo.

Batata

A batata é uma grande fonte de nutrientes essenciais, a exemplo de minerais como o potássio, além de fibras e vitaminas, como a vitamina C, principalmente conhecida por ser uma grande aliada da imunidade. Ela pode durar dois meses se mantida nas condições corretas: lugares secos e longe da luz do sol.

Leia também: 7 benefícios da batata-doce para a sua saúde

Abóbora

A abóbora é não apenas versátil, fazendo parte das mais diversas receitas – desde doces até sopas e caldos, ela também se mantém apta para consumo por um longo período. Contém mais vitamina A do que a couve, mais potássio do que a banana e mais fibras do que a quinoa e, se mantida longe da luz solar, ela pode durar de 2 até 6 meses.

Leia também: Óleo de semente de abóbora é o novo óleo de coco?

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo