Alimentos ricos em fósforo e seus benefícios

O fósforo é um dos minerais mais importantes para o corpo e, entre as funções que cumpre no organismo, está relacionado à saúde óssea e ao bom funcionamento do metabolismo.

Ele é também trabalha na formação do DNA bem como do RNA, além de ser importante para a saúde dos músculos e para a função cerebral.

A importância do fósforo para a saúde

A princípio, o fósforo é o segundo sal mineral mais presente no organismo humano, perdendo apenas para o cálcio, principalmente presente nos ossos, mas também no cabelo, unhas e mais. Assim como o cálcio, o fósforo também é essencial para a saúde óssea. Porém, suas funções no corpo vão além: ele age em conjunto com o sistema endócrino (regulação hormonal), participa da formação de DNA e RNA, controla os batimentos cardíacos, além de ajudar a regular o nível de pH do sangue.

Portanto, a falta desse mineral pode impactar a saúde física. Basicamente, a falta de fósforo leva o nome de hipofosfatemia, que é geralmente resultado de períodos longos em jejum, da utilização irresponsável de diuréticos ou da baixa ingestão de alimentos ricos em vitamina D ou pela pouca exposição à luz solar, uma vez que essa vitamina é responsável pela absorção do fósforo.

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Efeitos colaterais da deficiência de fósforo

Perda de apetite

A perda de apetite é um dos efeitos colaterais mais comuns em casos de deficiência de fósforo. Entretanto, pode ser difícil percebê-la automaticamente associar à falta do mineral. Porém, é importante que a causa da repentina perda de apetite seja investigada, uma vez que a longo prazo pode prejudicar o metabolismo.

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Enfraquecimento dos ossos

A osteomalácia é o nome dado ao enfraquecimento dos ossos. Em geral, é comum associar à saúde óssea ao cálcio. Mas, o fósforo é tão importante quanto para a saúde e para a força dos ossos. Portanto, sua deficiência pode causar seu enfraquecimento e possíveis dores. Os dentes e as unhas também são prejudicados.

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Queda da fertilidade

Além das possíveis dores, do enfraquecimento dos ossos e da perda de apetite, outro efeito colateral é a queda da fertilidade. Não só, outros possíveis efeitos físicos são sintomas de ansiedade, estresse e baixa imunidade.

Alimentos ricos em fósforo

  • Oleaginosas – amêndoas por exemplo;
  • Carnes de todos os tipos;
  • Leguminosas – feijão, lentilha e grão-de-bico são boas opções;
  • Leite e derivados.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo