Pequenos hábitos que ajudam a fortalecer a imunidade

Muitos de nós damos o nosso melhor para ter um estilo de vida saudável, praticando exercícios e seguindo uma alimentação equilibrada – e por boas razões. Manter a saúde em dia ajuda a fortalecer a imunidade

O sistema imunológico é responsável pela defesa do corpo e protege todo o organismo. Sem um sistema em bom funcionamento, nos tornamos suscetíveis a todos os tipos de doenças infecciosas e vírus.

A boa notícia é que existem pequenas coisas que podemos fazer diariamente para manter o responsável pela defesa do corpo em ordem.

Confira hábitos que podem ser incorporados facilmente à rotina e que vão ajudar a fortalecer a imunidade e manter o corpo saudável.

Incluir proteína no café da manhã

A proteína é um nutriente vital por muitas razões. Ajuda o corpo a construir e reparar tecidos, e também é a peça central de um sistema imunológico saudável. 

Assim, se a ingestão de proteínas é baixa, pode prejudicar a capacidade do organismo de produzir anticorpos. Com isso, o sistema imunológico perde sua capacidade de combater infecções.

A proteína pode ser mais fácil de encontrar no almoço ou na hora do jantar, então, o café da manhã é a refeição perfeita para adicionar o nutriente. 

Lave as mãos

Pode parecer óbvio, mas poucas pessoas realmente lavam as mãos o suficiente para eliminar bactérias causadoras de doenças. De fato, um estudo de abril de 2013 publicado no Journal of Environmental Health observou o comportamento de lavar as mãos de quase 4.000 pessoas e descobriu que 95% das pessoas não lavam as mãos por um tempo suficiente depois de ir ao banheiro.

Dessa forma, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças recomenda lavar as mãos por pelo menos 20 segundos para minimizar a exposição aos germes e impedir que a imunidade fique sobrecarregada.

Coma uma porção extra de frutas e vegetais

Todas as frutas e vegetais são benéficos para a saúde, mas alguns podem fazer mais para fortalecer a imunidade. Quanto mais cores no prato, mais antioxidantes, que o corpo usa para combater os radicais livres que podem contribuir para os danos celulares. Além disso, esses alimentos são carregados com vitaminas e minerais essenciais para um sistema imunológico saudável.

Tome um copo de água assim que acordar

Manter-se hidratado bebendo água suficiente no dia a dia também dará um impulso na imunidade. Portanto, adote o hábito de tomar um copo logo pela manhã para começar o dia com o pé direito.

Leia também: Desidratação e pressão arterial: Qual a conexão?

Invista em shots de limão e gengibre

Uma dose de gengibre e suco de limão por dia pode ajudar a reduzir a inflamação e fortalecer a imunidade. O gengibre é um antioxidante rico e antibacteriano, e o limão é rico em vitamina C, é antioxidante e possui propriedades antivirais e antibacterianas. 

Leia também: Shots de gengibre detox para começar o dia

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.