Folhas de rabanete: Conheça os benefícios e saiba como usar

O rabanete é um tubérculo nutritivo e versátil. Mas, o que nem todo mundo sabe é que as folhas de rabanete, comumente descartadas, também podem promover diversos benefícios à saúde, pois contêm excelentes propriedades ainda pouco conhecidas e exploradas.

A folha do rabanete é rica em minerais como ferro, selênio, fósforo e cálcio, além de vitaminas B e C. Saiba mais:

Benefícios das folhas de rabanete

Previne a anemia

As folhas do rabanete contêm uma grande quantidade de ferro, um dos minerais mais importantes para a saúde do organismo. Sua deficiência, ou seja, a falta de ferro pode levar a um diagnóstico de anemia, e os sintomas podem incluir fadiga, palidez e falta de ar.

Leia também: Bons níveis de ferro no sangue podem retardar o envelhecimento

Protege a saúde do coração

As folhas do rabanete também contribuem com a saúde cardiovascular, pois são ricas em proteínas de ação hipocolesterolêmica, que estão associadas ao controle do nível de colesterol presente no corpo, em especial o colesterol LDL, conhecido como “ruim”.

Leia também: Como medir o colesterol bom para prever risco de doenças

Fortalece a imunidade

As folhas são também ricas em vitamina A e vitamina C. Por isso, pode fortalecer a imunidade, tornando mais eficiente a ação protetora do sistema imunológico.

Leia mais: Vitamina A ajuda a combater câncer de pele

Pele jovem e saudável

É também devido à abundância em vitamina C que as folhas atuam para prevenir o envelhecimento precoce da pele. Basicamente, a vitamina C trabalha para combater a ação dos radicais livres,que são os responsáveis pelo estresse oxidativo, culpado pelo aparecimento de rugas, manchas e linhas de expressão na pele.

Protege a saúde cerebral e a função cognitiva

Por fim, é fonte de vitamina B6, que está relacionada ao funcionamento cerebral e à função cognitiva. Essa vitamina também é essencial no que diz respeito à manutenção da memória.

Leia mais: Melhores vitaminas para a memória e função cognitiva

Como incluir as folhas de rabanete na alimentação

  • Saladas
  • Sopas e caldos
  • Suco verde
  • Vitaminas e smoothies

Além disso, é possível utilizá-las para fins medicinais. Sendo assim, o chá feito a partir das folhas de rabanete pode ajudar no tratamento de problemas estomacais, sinusite, bronquite e mais.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo