Folhas de cenoura: Como usá-las e quais os benefícios

As folhas de cenoura costumam ser descartadas, assim como acontece com as folhas de rabanete e de outros vegetais e tubérculos. Entretanto, essas folhas são ricas em nutrientes que podem trazer diversos benefícios para a saúde.

Benefícios das folhas de cenoura

Pele jovem e saudável

A cenoura, uma raiz comestível, é conhecida por ser rica em vitaminas que podem beneficiar a saúde da pele e dos olhos. Isso não é diferente quanto às folhas, pois elas também são ricas em vitaminas como a A e a C, ambas anti-inflamatórias e capazes de prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Leia também: As vitaminas mais importantes para as crianças

Ajuda na digestão e previne a prisão de ventre

As folhas de cenoura são também fonte de fibras. Assim, seu consumo atua na prevenção da constipação, ou seja, a prisão de ventre, além melhorar a digestão. Uma dieta (emagreça com o Tecnonutri) rica em fibras também favorece o funcionamento do metabolismo.

Previne a anemia

As folhas são abundantes em minerais importantes, como ferro e cálcio. O cálcio é importante para a saúde dos ossos e o ferro é essencial para o sangue. Quando o ferro é encontrado em baixa quantidade no organismo, pode levar a um diagnóstico de anemia.

Leia também: Bons níveis de ferro no sangue podem retardar o envelhecimento

Imunidade mais forte

Incluir esse alimento rico em vitaminas na dieta pode ajudar a fortalecer a imunidade. Ou seja, consumir as folhas de cenoura pode tornar o corpo menos propenso a doenças inflamatórias e inflamações, de forma geral.

Facilitam o emagrecimento

Há cerca de 90 calorias em 1 xícara de folhas cruas. Portanto, elas podem fazer parte da dieta de quem pretende perder peso. Versáteis, podem ser usadas em diversas receitas. Além disso, sua abundância em fibras ajuda no controle do apetite.

Como incluir as folhas de cenoura na alimentação

  • Saladas
  • Caldos
  • Sopas
  • Sucos
  • Smoothies

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo