Quer melhorar a saúde do coração? Coma feijão

Se você não é muito fã de feijão considere acrescentar essa leguminosa no seu cardápio diário. De acordo com uma revisão de estudos publicada em novembro de 2019 no periódico especializado Advances in Nutrition, o consumo desse alimento reduz o risco de todas as formas de doenças cardiovasculares e reduz a pressão arterial.

Durante um ano, cientistas analisaram hábitos alimentares e, em conclusão, notaram a queda do número de mortes entre as pessoas que consumiam rotineira alimentos como o feijão e outras leguminosas, como lentilha. Portanto, notou-se que eles podem prevenir a ocorrência de doenças como a diabetes, a hipertensão e a obesidade. 

Assim, os cientistas dividiram os pacientes submetidos ao estudo em 4 grupos: os que mais comiam esses alimentos até os que comiam menos. Por fim, os resultados demonstraram que o primeiro grupo se beneficia (e muito) com seus hábitos alimentares saudáveis.

Leia também: Alimentos que protegem o coração

Benefícios do feijão para o coração

Conclusivamente, notaram uma queda 8% na ocorrência de doenças cardiovasculares, 10% em problemas na circulação coronária, 9% e 13% de hipertensão e obesidade, respectivamente. 

Então, há dois benefícios principais do consumo de feijão, segundo a Universidade de Toronto, no Canadá. Primeiramente, ele é um alimento altamente nutritivo, sendo excelente fonte de fibras, proteína e vitaminas. Além disso, seus micronutrientes beneficiam especialmente o coração, de modo que pode até mesmo reduzir o nível de colesterol. 

Não só, esses benefícios podem ser potencializados. Quando o feijão é consumido em conjunto com legumes, pode impactar o coração positivamente, impulsionando a redução do nível do colesterol. 

Como e quanto consumir de feijão? 

Em uma dieta (emagreça com o Tecnonutri) sem restrições e para uma pessoa saudável, o feijão pode ser consumido diariamente em porções recomendadas de até 100 g. 

Versátil, pode ser facilmente adicionado em diversas receitas. Por exemplo, saladas e sopas. 

Outras opções de receitas são: 

  • Tutu (prato típico mineiro);
  • Caldinho de feijão;
  • Hambúrgueres vegetarianos.

Leia também: Broto de feijão: O que é, benefícios e propriedades

emagreça com jejum intermitente

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo