Feijão azuki: Os benefícios de consumir a leguminosa

O feijão azuki é apenas uma das muitas variedades disponíveis dessa saborosa e nutritiva leguminosa, o feijão. Apesar de ser menos popular que feijão carioca ou feijão preto, o azuki é amplamente utilizada na culinária asiática e, graças às suas propriedades ricas, pode beneficiar a saúde.

Benefícios do feijão azuki

Músculos saudáveis

Por ser uma boa fonte de proteína vegetal, o feijão azuki ajuda a manter a saúde e a força dos músculos, além de atuar no ganho de massa magra (hipertrofia). Também pode ajudar no emagrecimento, por ser grande fonte de fibras.

Pode prevenir colesterol e diabetes

Ainda, suas propriedades controlam o nível de colesterol, o que ajuda a garantir a saúde do coração, evitando problemas como ataques cardíacos e pressão arterial elevada. Também, promovem o melhor controle do nível de açúcar no sangue, o que ajuda a dificultar o diagnóstico de diabetes.

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Ossos saudáveis

O feijão é também fonte de minerais importantes como o zinco e o magnésio, especialmente ligados à saúde dos ossos, junto ao cálcio. Dessa forma, o consumo da leguminosa auxilia a prevenção de problemas nos ossos, a exemplo da osteoporose. Também rico em ferro, por isso, ajuda a prevenir a anemia.

Combate a prisão de ventre

Por ser também repleto de fibras em sua composição, o feijão azuki é excelente para prevenir ou para combater a prisão de ventre, ou seja, a constipação. Além disso, reduz o inchaço abdominal e promove uma prolongada sensação de saciedade.

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Como consumir o feijão azuki

  • Cozido
  • Em saladas
  • Sopas e caldos
  • Receitas veganas e vegetarianas

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Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo