Farinha de centeio: Suas propriedades e benefícios

A farinha de centeio é feita a partir do centeio, um tipo de grão nutritivo e rico em excelentes propriedades. Por isso, essa farinha pode ser uma boa maneira de substituir outros tipos de farinha, como a de trigo.

Ainda, essa farinha é uma boa fonte de fibras, proteínas, vitaminas e minerais. Ela aumenta a sensação de saciedade e faz com que a digestão seja realizada de maneira mais lenta.

Benefícios da farinha de centeio

Melhor funcionamento intestinal

Rica em fibras, beneficia o funcionamento do intestino e o trânsito intestinal. Sendo assim, ajuda a evitar ou a combater a constipação, ou seja, a prisão de ventre.

Evita inflamações

É fonte de antioxidantes, por isso, pode combater processos inflamatórios que prejudicariam o organismo. Por exemplo, o estresse oxidativo. Esse processo inflamatório é causado pela ação de radicais livres, que são combatidos pelos antioxidantes.

Pode prevenir doenças

É também devido à abundância em antioxidantes que a farinha pode ajudar a prevenir certas doenças crônicas graves, como o Alzheimer e certos tipos de câncer.

Além disso, graças à riqueza em fibras, ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, ou seja, pode ajudar na prevenção de diabetes.

Coração saudável

Não só, sua riqueza em fibras também ajuda no controle da pressão arterial, assim evitando que ela eleve-se demais, e no controle do colesterol. Já foi comprovado cientificamente que uma dieta (emagreça com o Tecnonutri) rica em fibras é excelente para a saúde do coração.

Leia mais: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes

Corpo energizado

Além dos antioxidantes, essa farinha é principalmente uma fonte de carboidratos complexos, os quais rendem energia prolongada ao corpo.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo