Farinha de arroz: Propriedades e benefícios da farinha sem glúten

A farinha de arroz é uma opção alternativa e sem glúten à farinha de trigo. Além de ser uma versão possível para celíacos e intolerantes ao glúten, pode beneficiar a saúde. Feita a partir da moagem do arroz (branco ou integral), essa farinha é rica em vitaminas do complexo B e minerais, como cálcio, magnésio e zinco. Além disso, é uma boa fonte de fibras e proteínas. 

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Benefícios da farinha de arroz na dieta

Protege a saúde do coração

Além de ser uma opção para celíacos, a farinha de arroz ajuda a melhor regular o nível de colesterol no sangue. O colesterol elevado pode acarretar em graves problemas cardiovascular.

Combate a prisão de ventre

A prisão de ventre pode ser um resultado de uma dieta com pouca ingestão de fibras. Por isso, consumir a farinha alternativa pode prevenir a constipação, uma vez que ela é rica em carboidratos complexos insolúveis. Manter o corpo hidratado também ajuda.

Músculos saudáveis

Fonte de proteínas e vitaminas do complexo B, a farinha de arroz ajuda a manter os músculos saudáveis e fortes. Para quem deseja ganhar massa magra, sua adição é uma boa ideia.

Ajuda no emagrecimento

Devido à quantidade de fibras, a farinha promove maior sensação de saciedade. Sendo assim, evita os excessos na hora da alimentação. Além disso, ao combater a prisão de ventre, ela também combate o inchaço abdominal.

Como incluir a farinha de arroz na dieta

  • Pães
  • Bolos
  • Receitas de doces
  • Panqueca
  • Quiches e tortas

Além de ser muito versátil e poder ser usada em muitas receitas, a farinha pode facilmente ser feita em casa. Portanto, para isso deve-se:

  1. Colocar 500 gramas de arroz num liquidificador, processador de comida ou moedor de café;
  2. Ligar o aparelho e misturar a farinha até obter a consistência desejada;
  3. Repetir os dois passos com o resto do arroz até ter a quantidade necessária.

O tipo de arroz selecionado deve variar de acordo com o tipo de farinha que se deseja. Assim, para fazer farinha integral deve-se utilizar o grão integral.

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Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo