Fantasia: Quais são os benefícios do uso na infância

Provavelmente você já viu seu filho, irmão, sobrinho, ou qualquer outra criança vestindo uma fantasia como forma de brincadeira. As crianças tendem a usá-las para estimular a imaginação e se sentir num conto de fadas. Afinal, durante a infância, ainda não se tem consciência sobre diversos fatores. 

Por isso, a fantasia tem um papel fundamental no desenvolvimento, aprendizagem e personalidade da criança. Com o costume de se fantasiar, ela passa a entender o que acontece ao seu redor e expressar seus sentimentos e preocupações através dos personagens que escolhe. Por exemplo, uma criança pode se fantasiar de super-herói para compensar a fragilidade que sente.

Há diversos pais que demonstram insegurança ao ver os pequenos se fantasiando, temendo que isso possa atrapalhar a percepção da realidade. Contudo, é importante que a criança possa ter a possibilidade de ativar sua imaginação e que os pais os apoiem e transmitam confiança, sem criticá-los ou julgá-los.

Leia também: Yoga para crianças: Conheça os benefícios

comer bem e cuidar da mente

Benefícios de usar fantasia na infância

Estimula a imaginação e criatividade

Um dos principais benefícios da fantasia durante a infância é estimular a capacidade imaginativa e criativa da criança. Pois ao se fantasiar, ela acredita ser uma princesa, um super-herói, um médico, um cachorro, um passarinho, etc.

A criatividade é uma habilidade fundamental nos dias atuais, especialmente em áreas profissionais

Leia também: Benefícios de ter animais de estimação para as crianças

Desenvolvimento emocional

Quando uma criança se fantasia, ela pode encontrar e imaginar outras perspectivas. Ou seja, isso permite que elas vejam realidades diferentes  e enxerguem o mundo de outra maneira. Além disso, a fantasia proporciona um contato maior entre a criança e seus sentimentos e emoções.

Evita que a criança se sinta envergonhada 

Para enfrentar seus medos, as crianças usam diferentes estratégias. A fantasia é uma delas, principalmente para aquelas que se sentem tímidas.

Assim, as características do personagem podem ser incorporadas em suas próprias personalidades, trazendo benefícios para o desenvolvimento social e pessoal, como a autoconfiança, por exemplo.

A fantasia melhora as habilidades de comunicação

Conforme a criança se sente mais confiante e segura, os problemas de comunicação começam a diminuir. Dessa maneira, expressar suas emoções para os pais e descobrir novas formas de resolver as dificuldades se torna mais fácil.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo