Família e amigos estão atrapalhando a sua dieta? Veja como lidar

Entrar em uma dieta pode ser desafiador, mas a alimentação saudável se torna algo ainda mais trabalhoso quando as pessoas mais próximas de nós, como a família e os amigos, não colaboram com o processo e, pelo contrário, atrapalham. Portanto, é preciso saber como lidar com essa situação caso ela ocorra.

Como lidar a família e os amigos atrapalhando a dieta

Na hora de comer fora

Comer fora pode ser um grande desafio para quem está criando hábitos alimentares mais saudáveis, especialmente quando a companhia não está seguindo a mesma dieta. Nesse caso, ao sair para comer fora com amigos ou com a família, é preciso ter jogo de cintura para não parecer “do contra” e, ao mesmo tempo, se manter no cardápio balanceado.

Portanto, é importante frisar que a partir do momento que se busca uma reeducação alimentar, é fundamental saber que o equilíbrio faz parte desse processo. “O aspecto social, como o convívio com amigos e o lazer fazem parte do conceito atual de saúde” explica a nutricionista Karla Maciel, coordenadora do departamento científico da
E4 Agência.

Leia também: Como manter corpo e mente em equilíbrio

Pressão para consumir alimentos “fora da dieta”

A pressão social da família e dos amigos pode acontecer, uma vez que eles não veem problema no consumo de alimentos “fora da dieta”. Sendo assim, ao se sentir pressionado em determinadas ocasiões, saber lidar com isso é essencial.

Mais uma vez, saber manter o equilíbro é a chave. Por isso, é importante relembrar a si mesmo dos motivos que te fizeram inicar o processo de emagrecimento e reconhecer o progresso feito até o momento. Ainda, é importante saber distinguir a vontade genuína de comer algo da simples pressão para fazê-lo, explica a nutricionista.

“Quando sentimos vontade de comer algo, fazemos isso de forma consciente e, portanto, entendemos que aquela é uma exceção e, dessa forma, há equilíbrio nutricional”, diz a especialista.

Comentários desmotivantes

“Um ponto importante nesse sentido é não falar abertamente que você está em no processo de emagrecimento, aborde sobre o assunto apenas se você for questionado. Nesse caso, explique todos os seus motivos – saúde, estilo de vida e, até mesmo, estética – sempre lembrando que isso é uma escolha sua e que ninguém além de você mesmo sabe o que é o melhor para si nesse momento”, indica a nutricionista.

Valorize a sua opinião e não supervalorize as dos outros. Se as pessoas fizerem comentários desmotivantes, entenda como algo que diz respeito a pessoa e não a você. Quem sabe dos objetivos e do seus resultados é você.

Leia também: Como lidar com conflitos quando se é uma pessoa sensível

Para continuar na dieta, será preciso se isolar socialmente?

Não, é possível curtir os momentos sociais mesmo na dieta e sem comprometer o emagrecimento. Afinal, o equilíbrio faz parte do processo de emagrecimento saudável, mas o isolamento social não. Tudo que é muito restritivo pode gerar compulsão e impactar no emocional e isso, em longo prazo, pode impactar negativamente na perda de peso.

Nesse caso, as seguintes dicas da nutricionista Karla Maciel, podem ajudar muito:

  • Evite sair de casa com muita fome – isso vai prevenir exageros na hora de comer fora;
  • Opte por petiscos mais saudáveis – por exemplo, prefira os grelhados em vez dos fritos;
  • Prefira drinques sem adição de álcool – bebidas alcoólicas são muito calóricas;
  • Depois da ocasião social volte para o seu plano alimentar.

Leia mais: Como manter a força de vontade por mais tempo na dieta

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo