Exercícios podem prevenir crescimento de tumor cancerígeno

Atividades físicas são essenciais e trazem diversos benefícios para a saúde física e mental, combatendo o estresse, sedentarismo e algumas patologias. E, de acordo com estudo publicado na revista ELife, os exercícios também podem prevenir o crescimento de tumor cancerígeno. 

A relação entre câncer e exercícios não é de hoje. Há diversas pesquisas anteriores que comprovam a eficácia contra a prevenção da doença. Neste estudo realizado no Instituto Karolinska, na Suíça, os pesquisadores expandiram essa hipótese. 

Leia também: Praticar exercícios pela manhã pode reduzir o risco de câncer, diz estudo

Como funcionou o estudo 

Pesquisadores introduziram células cancerígenas nos roedores, que podem ser inibidas por um tipo de célula dos sistema imunológico, chamada de T citotóxicas.

A T citotóxica caracteriza-se, principalmente, por lutar contra certas formas de tumor cancerígenos. Ainda, foi examinada a importância destas células por meio da introdução de anticorpos que podem removê-las. 

Leia também: Benefícios do exercício físico para pacientes com câncer

Dessa maneira, os cientistas dividiram os roedores com tumor cancerígeno em dois grupos, na qual um se movimentava na roda giratória regularmente, enquanto o outro permaneceu ativo. 

Os resultados mostraram que o crescimento de tumor cancerígeno diminuiu em roedores que se movimentavam na roda giratória regularmente, em comparação aos ratos que não praticavam exercícios.

Leia também: Exercícios no isolamento beneficiam a imunidade, diz estudo

Exercícios x tumor cancerígeno

A pesquisa também buscou analisar a importância dos exercícios em humanos. Sendo assim, foram coletadas amostras de homens saudáveis após 30 minutos de atividade física intensa, e descobriram que os mesmos benefícios dos roedores ocorreram com os humanos.

Portanto, o estudo demonstra que o exercício físico afeta a produção de várias moléculas e metabólitos que ativam as células imunológicas que lutam contra o câncer. O que, consequentemente, inibe o crescimento de tumores.

Leia também: Academias estão entre os lugares com maior chance de transmissão da Covid-19

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo