Melhores exercícios para quem tem escoliose

Permanecer por horas na frente do computador, com uma postura inadequada ou carregar peso por um longo período de tempo pode trazer problemas para a coluna. Como a escoliose, um desvio lateral da coluna que pode causar dores e complicações, atrapalhando a qualidade de vida. Na escoliose, a coluna fica curvada para a esquerda ou direita, na forma de um “S” ou “C”. Através de exames como raio-x é possível observar essa condição.

O tratamento varia de acordo com a gravidade da patologia, pois existem casos graves que necessitam de cirurgia. Mas, a boa notícia é que na maioria das vezes com a prática de exercícios físicos é possível melhorar a postura e fortalecer a musculatura da coluna.

Contudo, é importante ressaltar que nem todos os exercícios são acessíveis para quem tem escoliose. Assim, para realizá-los é importante ter a orientação de um profissional em relação ao movimento e postura adequada, para não comprometer ainda mais a saúde da coluna. 

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Portanto, se a sua escoliose for leve, veja abaixo alguns exercícios que podem ajudar a reduzir as dores:

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Avião

  1. Fique em pé e abra os braços, como um avião.
  2. Nesta posição, eleve uma perna para trás e mantenha o corpo equilibrado nessa posição durante 20 segundos.
exercícios para escoliose

Rotação oblíqua

  1. Coloque-a na mesma posição inicial e, logo após, role para trás enquanto você leva um braço para o lado, como se estivesse procurando algo distante, depois vire-o para frente. 
  2. Inspire para abaixar o cóccix, vire o braço oposto para trás e expire para voltar à medida que você traz o braço para frente. 
  3. Aumente sua coluna na parte superior a cada rotação.

Prancha lateral

  1. Comece a posição deitando-se de lado.
  2. Apoie um cotovelo no chão, na mesma direção do seu ombo e deixe as pernas retas, apenas com os pés encostados no chão,
  3. Em seguida, eleve o tronco do chão, mantendo uma linha horizontal.
  4. Mantenha essa posição de 7 a 10 segundos e desça.
  5. Repita 5 vezes para cada lado.

Alternar os braços

  1. Comece o movimento deitando-se de barriga para cima.
  2. Mantenha as pernas esticadas e a coluna devidamente apoiada no chão
  3. Logo depois, eleve um braço de cada vez, tocando o chão (acima da altura da cabeça) e trazendo de volta à posição inicial.
  4. Repita 10 vezes em cada braço.

Abraçando as pernas

  1. Por fim, deite-se de barriga para cima.
  2. Abraçar as duas pernas ao mesmo tempo.
  3. Mantenha essa posição durante 20 segundos.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo