Melhores exercícios para quem sofre de artrite

Exercícios físicos trazem inúmeros benefícios não só para a saúde em geral, mas também para os ossos e articulações. Sendo assim, fundamental para quem sofre de artrite.

A artrite reumatoide é caracterizada pela inflamação de uma ou mais articulações – as “juntas” entre dois ossos. O que consequentemente leva a destruição tecidual, dor, deformidades e redução na qualidade de vida da pessoa.

Por isso, quem sofre de artrite não pratica atividade física pois não suporta as dores e o incômodo. Assim, são mais propensos a desenvolver o sedentarismo. Contudo, os exercícios ajudam a aumentar a força e flexibilidade, reduzir as dores e a combater a fadiga.

No entanto, nem todas as atividades são recomendados. Para realizá-las, é fundamental ter a orientação de profissional como um fisioterapeuta. Além disso, também é recomendado colocar uma compressa quente durante 15 a 20 minutos na articulação afetada, para relaxar e aumentar a amplitude dos movimentos.

Leia também: Alongamentos e exercícios para quem tem dor nas costas

Exercícios

Mãos e dedos

  • Comece esticando um braço e com a ajuda da outra mão, levantar a palma da mão para cima. Em seguida, empurre a palma da mão para baixo. Repita 30 vezes e, no final, fique um 1 minuto em cada posição;
  • Outra opção de exercício é abrir os dedos e fechar a mão. Faça 30 vezes;

Ombros

  • Inicie levantando os braços para a frente até à altura dos ombros. Faça esse movimento por 30 vezes;

Leia também: Melhores exercícios para quem tem escoliose

Joelhos

  • Deitado de barriga para cima, com as pernas esticadas, dobre um joelho em direção ao peito 8 vezes. Repita com o outro joelho por 8 vezes;
  • Neste exercício, deite com a barriga para baixo e dobre uma perna 15 vezes. Repita com a outra perna 15 vezes.

Outras atividades físicas para artrite

Além desses exercícios, você também pode optar por: 

  • Exercícios aeróbicos: Os exercícios aeróbicos consistem em movimentos de baixa intensidade e longa duração. Dessa maneira, são importantes para quem tem artrite reumatoide, pois já existe uma propensão para desenvolver doenças cardíacas. Portanto, escolha atividades como natação, andar de bicicleta e caminhada. 
  • Tai Chi: Esta técnica oriental pode ajudar pessoas com artrite a aumentar o alcance de seus movimentos, a flexibilidade, tonificar os músculos e proporcionar um melhor equilíbrio corporal. Além disso, o Tai Chi também é uma ótima alternativa para relaxar.
  • Pilates: A prática de pilates proporciona aumento da força, ajuda no equilíbrio, no controle da postura e na melhora dos movimentos diários e da coordenação.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo