Melhores exercícios para quem tem osteoporose

Praticar atividades físicas regularmente não só traz benefícios imediatos para a saúde, como também previne diversos problemas. Os seus ossos, por exemplo, se mantêm fortalecidos com os exercícios, evitando assim possíveis condições na terceira idade — como a osteoporose.

A osteoporose consiste em uma doença caracterizada pela diminuição da densidade óssea. Como consequência, ela aumenta os riscos de quedas e fraturas. Acomete cerca de uma em cada três mulheres acima dos 65 anos e um em cada cinco homens acima dos 70 anos.

De acordo com uma revisão francesa feita em 2018, praticar atividades físicas três vezes por semana reduz o risco de quedas em 22% e o de fraturas em 16% entre pessoas com mais de 70 anos.

Os melhores tipos de exercícios para a osteoporose incluem aqueles que focam o aumento das forças muscular, óssea e articular. Além dos que preconizam o equilíbrio. Vale lembrar que ter uma alimentação rica em cálcio é essencial.

Leia também: Cardápio para osteoporose: O que consumir e o que evitar

Exemplos de exercícios para osteoporose

Antes de mais nada, pessoas com osteoporose devem buscar acompanhamento médico e realizar exames. Com a autorização do profissional, é possível optar pelas seguintes atividades:

Caminhada

A caminhada é uma alternativa prática, de baixo impacto e fácil de realizar. Além disso, a maioria das pessoas gostam. Também é fundamental para combater a osteoporose. Isso porque ajuda a aumentar a densidade óssea, diminuindo o risco de lesões e melhorando o equilíbrio.

Ainda, a caminhada pode ser uma aliada da saúde mental, pois reduz os níveis de estresse e traz bem-estar.

Leia também: Com quantos anos pode começar a fazer academia?

Dança

Se você tem osteoporose e gosta de dançar, não fique com medo! A dança utiliza os ossos da perna, do quadril e da coluna. Portanto, é eficaz no fortalecimento deles. Vale lembrar que também melhora a circulação sanguínea, a capacidade cardiorrespiratória e a qualidade de vida.

Leia também: Exercícios para fortalecer e melhorar a mobilidade do tornozelo

Exercícios de musculação para osteoporose

A musculação é uma modalidade completa porque oferece diversidade de movimentos, exercícios e grupos musculares que podem ser trabalhados em um único treino. 

Para pessoas com osteoporose, não é diferente das outras atividades físicas: ajuda a aumentar a densidade óssea e a fortalecer os ossos.

No entanto, levantar peso pode ser perigoso se você não estiver com um educador físico ao lado.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo