Exercícios físicos e imunidade: A relação entre eles

Praticar atividade física é essencial para a saúde física e mental. Além disso, os exercícios físicos podem ser uma ótima maneira de aumentar a imunidade, especialmente em tempos de coronavírus, em que tanto se comenta da importância de estar com o corpo imune. Mas, você conhece a relação entre eles?

O sistema imunológico atua na defesa do organismo contra ataque de invasores externos (bactérias, fungos, protozoários ou vírus). Existem diversas formas de aumentar esse sistema, e uma delas é com a prática de exercícios físicos.

Exercício aumenta a função das células imunes

O movimento muscular e o aumento da frequência cardíaca fazem com que as células imunes saiam de seus pontos de espera (como o pulmão, baço e linfonodos).

Assim, há mais células imunes circulando pelo corpo, preparadas e prontas para procurar e destruir patógenos. Esse efeito não dura para sempre, mas aumenta o tempo para fortalecer as defesas do organismo. 

Dessa forma, exercitar-se de 30 a 60 minutos por dia é suficiente para desencadear essa resposta imune. 

Pode ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas

Praticar atividades também auxilia no controle dos hormônios do estresse. Pode ajudar a protegê-lo do diabetes, o que é fundamental, já que a doença pode deixá-lo mais vulnerável a ficar doente. 

Porém, muito exercício tem o efeito oposto…

O exercício em excesso e consistente pode suprir a função imunológica e aumentar a probabilidade de contrair uma infecção no trato respiratório superior, de acordo com um estudo feito em setembro de 2012, publicado na Sports Medicine. 

Leia também: Qual é a quantidade certa de exercícios físicos?

Isso porque o corpo humano não foi projetado para exercícios de alta intensidade que duram várias horas. O organismo consome glicogênio – reservas de carboidratos – durante a atividade, os hormônios do estresse são liberados, enviando o sistema imunológico para o modo de “bandeira vermelha”. 

Então, se você deseja iniciar um programa de atividades na esperança de fortalecer o sistema imunológico, não exagere nos primeiros dias.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo