Razões para praticar exercícios de baixo impacto

Quanto mais intenso for seu treino, maior a probabilidade de você alcançar seus objetivos. Porém, por mais que não pareça, exercício de baixo impacto pode ser muito útil. O cardio de baixo impacto, por exemplo, coloca menos estresse no corpo, principalmente na região da lombar e dos joelhos – onde muitos costumam sentir dor crônica.

Leia mais em: O que queima mais calorias: exercício aeróbico ou musculação?

Entretanto, praticar exercícios de baixo impacto não significa que a frequência cardíaca não aumentará. Ou seja, a maioria dos exercícios aumentarão de forma significativa os batimentos. Sendo assim, baixo impacto significa que exercícios como a natação, caminhada e pilates são mais fáceis para os músculos e articulações se comparados a modalidades como corrida e crossfit.

Conheça algumas razões para adicioná-los à sua rotina fitness.

Ajuda a evitar lesões

Uma atividade de baixo impacto pode causar menos estresse nas articulações e nos músculos. Além de diminuir as chances de se machucar, também tende a causar menos inflamação no corpo. Isso acontece porque você não está causando tanto dano ao tecido muscular.

Leia mais em: Benefícios de caminhar 30 minutos todos os dias

Aumenta o metabolismo

O HIIT e outros exercícios intensos não são a única maneira de aumentar o metabolismo. Exercícios aeróbicos de baixo impacto podem aumentar a atividade metabólica, pois seus músculos ainda estão trabalhando duro, e você, gastando energia e calorias o suficiente para que isso ocorra. Com isso, evitará estressar o corpo.

Melhora a flexibilidade

O alongamento é um exercício baseado em flexibilidade que também se enquadra na categoria de baixo impacto. Qualquer tipo de atividade de mobilidade ajudará na flexibilidade, o que auxiliará a se mover com mais eficiência em outras modalidades de treino.

Leia mais em: 5 erros que você está cometendo na hora do alongamento

Assim, depende do seu corpo quando você deve começar a fazer exercícios de baixo impacto. O recomendado é que sejam feitos uma vez por semana, e devem ser usados em conjunto com outras atividades.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo