Quais exercícios você precisa de acordo com cada objetivo

Os motivos para se começar a praticar exercícios físicos podem variar. Seja para tonificar os músculos, emagrecer, ser mais saudável ou apenas como um passatempo, não há dúvidas de que se movimentar é sempre benéfico para o corpo.

No entanto, cada exercício afeta o corpo de uma maneira diferente. Portanto, para alcançar os seus objetivos é importante saber quais são os exercícios ideais. Confira dicas:

Se o seu objetivo é…

Perder peso

Queimar calorias é uma das grandes razões pela qual as pessoas buscam praticar exercícios físicos. Portanto, se essa é a sua meta, opte por atividades de alta intensidade, como HIIT e o triatlo.

Quando falamos em perder calorias, pode ser difícil pensar no treinamento de triatlo, mas a combinação de natação, ciclismo e corrida é uma ótima maneira de emagrecer.

Além disso, o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) também pode ser ótimo para atingir seus objetivos de condicionamento físico. Isso porque segundo estudos, a cada minuto de HIIT, perde-se 93% mais gordura do que em uma sessão contínua. Sabe aqueles tiros no treino de corrida, ou momentos em que seu professor de bike pede um minuto de aceleração máxima? É isso! Você pode fazer a aula duas ou três vezes por semana, queimando entre 300 e 450 calorias em cada sessão. 

Mas, se você quer emagrecer, mas não gosta de musculação, recomendamos a zumba. A modalidade mistura movimentos aeróbicos com ritmos e coreografias latinas, como a salsa e o merengue. Cada aula com duração de uma hora pode queimar até 1.000 calorias.

Leia mais em: HIIT: Aula curta e intensa para queimar gordura

Tonificar os músculos

Se você deseja tonificar os músculos e ganhar massa magra, aposte em um treino que alterne atividades de alta e baixa intensidade.

Por exemplo, corra por um minuto, recupere por um minuto, corra por dois minutos, recupere por dois minutos. Assim, você também pode usar equipamentos como o remo indoor ou bicicleta. Desse modo, faça esse treinamento três vezes por semana, com duração de 45 a 60 minutos.

Além disso, os exercícios com bola também podem ser aliados quando o objetivo é conquistar um corpo definido. Isso porque atividades que incluem este objeto exigem toda a concentração, equilíbrio e força para você direcionar o movimento.

Não é à toa que mais e mais aulas, como pilates e exercícios de alta resistência incorporam uma bola em sua rotina para fortalecer o corpo e tonificá-lo de uma forma muito original. Um dos principais benefícios dos exercícios com bola é a queima de gordura abdominal. Mas, ela também ajuda a melhorar a circulação, aumentar a flexibilidade e a gastar calorias rapidamente. E o melhor: os movimentos com bola podem ser feitos em qualquer lugar.

Ter flexibilidade e equilíbrio 

Outras metas de condicionamento físico que não são tão baseadas no desempenho também não são incomuns. Além de melhorar a aptidão geral, muitas pessoas se exercitam exclusivamente para a saúde. É aí que o equilíbrio e a flexibilidade entram em jogo. Eles são um objetivo de fitness mais popular do que você imagina.

Exercícios como esse geralmente são beneficiados principalmente por exercícios de alongamento como Yoga e pilates, que aumentam a força do núcleo e a saúde mental. Eles podem ser extremamente benéficos para todos a longo prazo, mas podem ser mais demorados e mais específicos em termos de uma rotina de treinamento. Isso também melhora o equilíbrio e a flexibilidade, que podem ser problemas comuns, portanto, uma variação é boa.

Leia também: Saiba como escolher o peso ideal dos halteres

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo