Exercícios para combater a celulite

Inimiga número um das mulheres,  a celulite nada mais é do que uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células que, por ficarem cheia e endurecidas, provocam desníveis e nódulos que resultam nos odiados furinhos. 

As causas da celulite podem estar relacionadas com a predisposição genética, mas também com a alimentação, uma vez que o acúmulo de gordura e a retenção de líquidos podem piorar muito o aspecto da pele. Ingestão de anticoncepcionais ou reposição hormonal também podem fazer com que ela apareça. 

Leia também: Mini band: O elástico que fortalece os músculos

A boa notícia é que a prática regular exercícios físicos é uma das maiores aliadas ao combate desse problema, já que se manter ativa auxilia na eliminação de toxinas e na eliminação de gorduras, o que ajudam a deixar e a manter a pele lisinha.

Confira exercícios e atividades físicas específicos para eliminar o aspecto da celulite nas coxas, pernas, bumbum e demais regiões:

Ponte invertida

bumbum

A ponte invertida é um excelente exercício para deixar os glúteos lisinhos e fortes sem comprimir a coluna.

Deite em um colchonete de barriga para cima e com os pés e as mãos apoiados no chão. Em seguida, levante apenas o quadril, contraindo os glúteos. Evite curvar demais a lombar. Mantenha por alguns segundos e volte lentamente à posição inicial.

Quatro apoios com elevação de perna

bumbum

Mantém o metabolismo em alta e troca a gordura por massa magra, especialmente da coxa e bumbum, duas das áreas que a celulite mais gosta de se alojar. 

Em cima de um colchonete, na posição de quatro apoios, faça a elevação da perna com o joelho flexionado. Se quiser aumentar a intensidade do movimento, estenda a perna.

Caminhada e corrida 

exercitar

São atividades aeróbias que estimulam a circulação e queimam calorias, fazendo com que as células de gordura não se sobreponham umas às outras.

Transport

O aparelho, que ficou muito conhecido pelo seu gasto calórico, permite um trabalho de ginástica localizada quando o movimento das pernas é realizado para trás. Dessa forma, os músculos do bumbum, da parte posterior das coxas e das panturrilhas serão mais exigidos, o que ajuda a definir a região.

Leia também: Melhores exercícios para o bumbum

 
 

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.