Exercícios no isolamento beneficiam a imunidade, diz estudo

Assim como seguir uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos também é fundamental para a imunidade. E, embora estejamos em isolamento social por conta do coronavírus (COVID-19), não significa que devemos ficar parados.

Muito pelo contrário, segundo reafirmou uma pesquisa da Universidade de Bath, na Inglaterra, manter uma rotina de atividades físicas em um momento em que grande parte do mundo está em quarentena é essencial para ajudar a manter um sistema imunológico saudável.

O que diz o estudo

Os pesquisadores britânicos debateram se o sistema imunológico poderia mudar de maneira negativa ou positiva após o exercício, e se quem os pratica sofre ou não mais infecções do que as outras pessoas. Assim, foi concluído que, a curto prazo, o exercício pode ajudar o sistema imunológico a encontrar e lidar com patógenos. E, a longo prazo, o a atividade física retarda as mudanças que ocorrem imunidade com o envelhecimento, reduzindo, portanto, o risco de infecções.

Leia também: O que acontece com o corpo quando você não se exercita

De acordo com Dr. John Campbell, um dos autores da análise, as pessoas não devem temer que seu sistema imunológico seja suprimido pelo exercício, colocando-as em risco de contrair coronavírus. “Contanto que realizado de acordo com as últimas orientações oficiais sobre distanciamento social, o exercício regular é tremendamente positivo para a nossa saúde e bem-estar, hoje e no futuro”, esclarece.

Leia também: Exercícios físicos e imunidade: A relação entre eles

Recomenda-se exercícios aeróbicos de intensidade moderada, como aulas funcionais e de dança, com o objetivo de atingir 150 minutos por semana. Modalidades mais longas e vigorosas não são prejudiciais. Porém, se você tiver alguma condição de saúde que o impeça de exercitar-se dessa maneira, opte por treinos mais leves, pois eles também serão eficazes.

Leia também: Coronavírus: O que você precisa saber para se cuidar

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo