O exercício ideal de acordo com cada objetivo

Não é novidade que uma alimentação balanceada combinada com a prática de exercício é essencial para trazer resultados no corpo e na balança.

Muitas pessoas têm uma meta específica e desejam saber qual a atividade mais indicada para alcançar este objetivo. Seja emagrecer (emagreça com o Tecnonutri) , ganhar massa ou aumentar a mobilidade, existe uma ou mais práticas que são aliadas para que seja possível atingir esse alvo mais rapidamente.

Pensando nisto, relacionamos as atividades mais direcionadas em cada caso. Confira:

Leia também: 10 tipos de exercícios que ajudam a emagrecer

Melhorar condicionamento cardio-respiratório

Exercícios aeróbicos como caminhada, corrida, bicicleta, dança, hidroginástica, spinning, step, transport, natação, jogos como futebol, voleibol, entre outros são os mais eficazes.

Os exercícios anaeróbios, como musculação, também melhoram o condicionamento cardio-respiratório, mas em menor proporção.

Aumentar a resistência muscular

Musculação ou exercícios com pesos. Geralmente, treinos com pouca carga e muitas repetições (em média de 30 a 40 repetições). Mas os aeróbicos também são indicados. Você pode fazer um circuito alternando os dois tipos de atividades.

Aumentar força e massa muscular

Musculação com treinos com mais carga e poucas repetições. Existem muitos tipos de treinos de musculação, e o ideal é mudá-los a cada dois meses para dar novos estímulos ao corpo.

Enrijecer

Musculação. Você poderá alternar treinos com pouca carga e muitas repetições e treinos com muita carga e poucas repetições, como pilates, aula de localizada ou body pump.

Diminuir gordura localizada

Você deverá fazer tanto os aeróbicos quanto musculação com muita carga e poucas repetições.

Reduzir celulite e flacidez

O indicado é alternar aeróbicos e musculação com muita carga e poucas repetições. Uma drenagem linfática duas vezes na semana também ajuda pessoas que retêm muito líquido.

Melhorar coordenação e ritmo

Aulas de dança, step, jump, body attack entre outras, embora você possa melhorar nestes quesitos também com alguns exercícios anaeróbicos e outras atividades.

Emagrecer

Você deve fazer exercícios aeróbicos de cinco a seis vezes por semana e exercícios anaeróbios (musculação) de três a cinco vezes.

Melhorar flexibilidade

Atividades como alongamentos, yoga, pilates são os mais indicados, embora você também desenvolva outros benefícios com estas aulas.

Leia também: Musculação: O que é, benefícios e principais tipos

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.