fbpx

Como lidar com o excesso de informação sobre o coronavírus

Estamos enfrentando um isolamento social mundialmente por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Com o excesso de informação sobre o assunto o tempo todo, muitas pessoas estão ficando assustadas e perdendo o controle da saúde mental. O que os leva a ter crises de ansiedade e uma desesperança sem igual. 

Portanto, a boa notícia é que por mais que seja difícil estar passando por essa situação, existem alternativas que podem ajudar a digerir os fatos e acontecimentos de maneira saudável, informativa e significativa:

Esconder seu sofrimento do mundo coloca os sentimentos em risco

Pessoas sentimentais e sensíveis podem sentir que se isolar dos problemas maiores que acontecem no mundo é uma maneira de nutrir sua sensibilidade. No entanto, a sensibilidade é como um músculo, quando não é exercido ele se atrofia. Ou seja, sintonizar suas emoções e sentimentos é importante para crescer e entender sua sensibilidade. 

Leia mais em: Coronavírus: O que você precisa saber para se cuidar

Encontre maneiras conscientes de abordar eventos devastadores

Se você é o tipo de pessoa que tem medo de informação sobre eventos devastadores, pois isso o deixa com raiva e o faz lembrar de suas próprias feridas, saiba que isso é natural. No entanto, ao lembrar de uma ferida você tem que lidar novamente com isso e pode ser difícil.

Portanto, permita-se um tempo para analisar o acontecimento ou ler relatos de pessoas que sofreram com algum evento e hoje se recuperaram completamente. Em seguida, se afaste do excesso de notícias e se preocupe com outras atividades que tomem seu tempo.

Lembre-se de que você não é impotente

Pessoas sensíveis emocionalmente podem se sentir impotentes por não estarem fazendo algo para efetuar mudanças. Assim sendo, tente fazer uma doação mensal ou trabalho voluntário para alguma organização sem fins lucrativos dedicada a fazer mudanças na área. Além disso, você pode pesquisar mais sobre o assunto e passar fatos reais para pessoas que não tem tanto acesso à informação.

Leia também: Vida social: Como mantê-la em tempos de isolamento

Não se julgue e priorize sua saúde mental

Se você estiver enfrentando ansiedade ou depressão, converse com o seu médico. Não seja tão duro consigo mesmo, porque não é sua culpa. Priorize sua saúde mental e suas necessidades emocionais e mentalize coisas positivas. 

Crie padrões saudáveis

Ao se recusar a olhar para o sofrimento no mundo a fora, você pode acabar criando um padrão nada saudável. Por mais que seja difícil olhar para a dor e sofrimento, seja de nossos entes queridos ou de pessoas desconhecidas, isso faz parte da vida. Então, encontre seu próprio jeito de lidar com esses acontecimentos e celebre as coisas boas, alegria e beleza do mundo também. 

Procure informação positiva sobre o que está acontecendo no mundo

Diante de tanta notícia ruim, é importante buscar qualquer coisa positiva que esteja acontecendo, para termos mais esperança. Procure ler artigos de pessoas que contam histórias de superação ou ativistas fazendo a diferença em uma comunidade carente. Procure também foto de pessoas ao redor do mundo sorrindo e mostrando suas conquistas. Isso o ajudará a criar equilíbrio, irá inspirar e motivar a nutrir seu espírito.

Desafio: Elimine 10kgs em 2 meses

Você vai emagrecer mais de 1kg por semana!

 
 

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo