Excesso de açúcar é convetido em acúmulo de gordura no coração e abdômen

O excesso de açúcar pode ser prejudicial de muitas maneiras, inclusive provocando o ganho de peso a partir do maior acúmulo de gordura corporal. Porém, um estudo recente concluiu que o excesso de sacarose no corpo provoca principalmente o acúmulo de gordura no coração e no abdômen.

A pesquisa foi feita por cientistas da Universidade de Saúde Pública de Minnesota, nos Estados Unidos.

O consumo excessivo de açúcar se tornou um problema de saúde global, ou seja, atinge diversos países e não apenas o país em que a pesquisa foi feita. Segundo o Ministério da Saúde, os brasileiros consomem 50% a mais de açúcar do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Leia também: Açúcar natural x açúcar adicionado: o corpo percebe a diferença?

Excesso de açúcar x acúmulo de gordura

Mais de três mil pessoas de 18 a 30 anos de idade participaram do estudo. Com base nos dados coletados ao longo de 20 anos, os cientistas concluíram que ao consumir açúcar em excesso reflete na saúde, uma vez que o acúmulo de gordura corporal seria muito maior entre as pessoas habituadas a consumir grandes volumes de açúcar.

Ainda, os cientistas também entenderam que a maior ingestão de açúcar se deve principalmente à popularização de bebidas altamente açucaradas, como os refrigerantes e sucos. Não só, doces e demais alimentos com adição de açúcar também são responsáveis por isso. Alguns exemplos são as sopas prontas, os caldos industrializados e os alimentos em conserva, como o milho e as ervilhas.

Por fim, os pesquisadores recomendam prestar mais atenção nos rótulos dos produtos, pois o açúcar adicionado pode ter os mais diversos nomes.

Cuidado com o açúcar escondido

Xarope, adoçante e palavras com terminação “ose” podem ser usadas para mascarar aquilo que realmente são: açúcar.

Há também os açúcares do grupo álcool, mais conhecidos como álcoois de açúcar. Um exemplo desses é o maltitol. Usualmente, eles são adicionados a alimentos taxados como “livres de açúcar”. Na verdade, os álcoois de açúcar (terminação “ol”) não são nem álcool, nem açúcar. Têm sabor doce e agradável – notavelmente semelhante à sacarose. Porém, também requerem atenção: seus ingredientes podem fazer tão mal quanto o açúcar comum. 

Leia mais: Açúcar escondido: Como ver no rótulo outros nomes para o ingrediente

emagreça com jejum intermitente

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo