Estudo de Harvard relaciona o otimismo com a longevidade

Você costuma ter otimismo? Se a resposta for sim, além de reduzir os riscos de doenças cardíacas, derrame e declínio na capacidade e função pulmonares, você tem grandes chances de viver mais.

Segundo um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, pessoas com níveis mais altos de otimismo tendem a ter uma vida mais longa, com grandes chances de passar dos 85 anos.

Os pesquisadores analisaram dados recolhidos de dois grandes estudos populacionais, conhecidos como Estudo de Saúde das Enfermeiras, contando com 70.000 mulheres, e o Estudo de Envelhecimento Normativo dos Assuntos dos Veteranos, com 1.400 homens. 

Para os homens e mulheres, os níveis mais altos de otimismo foram associados a uma vida útil mais longe e uma “longevidade excepcional”. O estudo controlou também fatores como condições físicas crônicas (hipertensão e colesterol alto) e comportamentos de saúde (fumar e usar álcool). 

Embora um componente do otimismo pareça hereditário – vinculado aos nossos genes – o ambiente onde vivemos e nosso aprendizado também molda uma parcela significativa. O indicado é que todos devemos buscar maneiras de ser mais otimistas.

Leia também: Dieta da longevidade: O que comer para viver mais e melhor

Dicas simples para ser mais otimista

  • Estabelecer metas: Defina metas alcançáveis para cada dia, seja realista e específico. Por exemplo, em vez de um objetivo amplo como “limpar a casa”, defina áreas mais específicas que você deseja limpar (limpe os balcões, esfregue a pia do banheiro). Pesquisas sugerem que o estabelecimento de metas e a confiança para alcança-lás estão associadas ao otimismo. 
  • Separe um tempo para pensar positivo: Escolha um horário (talvez antes de dormir, por exemplo) para pensar em aspectos positivos que aconteceram durante o seu dia. Do que você está orgulhoso? O que te fez feliz hoje?
  • Pratique meditações de gratidão: Essa meditação se concentra em você agradecer pelas coisas positivas que acontecem na sua vida, incluindo família, amigos, etc.

Leia mais: Meditação: Tudo o que você precisa saber sobre a prática

  • Renomear situações: Quando as pessoas passam por dificuldades, normalmente tendem a ver apenas os aspectos negativos da situação. Para ser uma pessoa mais otimista, procure por aspectos positivos. Há algo que você possa aprender com isso? Existe algo que você possa ensinar a outras pessoas sobre essa situação depois de resolvê-la? 

Desafio 7kgs em 6 semanas!

Chegue no verão com o corpo que você quiser!